ROSANGELA DE LIMA FREITAS BARCZEWSKI. A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/12/2001

 1v. 169p. Mestrado. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECN. DE MINAS GERAIS - TECNOLOGIA

 Orientador(es): DÁCIO GUIMARÃES DE MOURA

 Biblioteca Depositaria: CEFET-MG

 

Email do autor:

 ROSALFB@BRHS.COM.BR

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos; metodologia de ensino

 

Área(s) do conhecimento: 

 CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 JOSÉ CARLOS DE ARAUJO E OLIVEIRA

 

Linha(s) de pesquisa:

 TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO TECNOLÓGICO - PETMET  Projetos educ. tec.; educ. desenv. tecnol.; planej. aval., relação pedag.; estrut. organizac. e curricular; estudo e experiment. métodos; uso tecnol. de informação e relações com o setor produtivo; interação escola empresa; conceitos, práticas na área.

 

Dependência administrativa: Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, focalizando, em particular, aspectos das metodologias de ensino utilizadas nos cursos de Suplência. Tem-se em vista a proposição e experimentação de uma metodologia de ensino baseada em propostas relativas à Socialização do Conhecimento. A pesquisa inicia-se por estudo bibliográfico com vistas a identificar propostas relativas à Socialização do Conhecimento e seus fundamentos teóricos que possibilitem a construção de uma metodologia correspondente. A seguir, procura-se analisar algumas experiências de Educação de Jovens e Adultos, apresentadas na história da educação brasileira, enfatizando-se propostas no contexto dos dias atuais. A partir dos estudos realizados, bem como considerando a experiência da autora na área educacional, propõe-se uma metodologia para cursos de suplência no âmbito da Educação de Jovens e Adultos. Para se verificar a viabilidade dessa proposta, desenvolve-se experiência no Curso de Suplência destinado a funcionários do CEFET - MG. Essa experiência possibilitou-nos verificar a viabilidade dessa metodologia denominada Socialização do Conhecimento na Educação de Jovens e Adultos.