Octávio Lopes Teixeira. Ensino-Aprendizagem
a Escrita na Educação Básica de Adultos
1v. 124p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
Orientador(es): Antonio Chizzotti
Biblioteca Depositaria: PUC/SP
Palavras - chave:
Currículo; Educação; Apropriação; Concepção; Diferenc.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Edivanda Mugrabi
Linha(s) de pesquisa:
POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES Estuda políticas de currículos na realidade contemporânea, privilegiando projetos inovadores que caminham na linha da proposição de um currículo emancipatório.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
Convênio Interinstitucioanal - IDEA / PUC.SP
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A presente dissertação tem como tema: O ensino aprendizagem da escrita - concepções e métodos. O estudo foi feito nos Círculos de Cultura (CC) da Educação Básica de Adultos (EBA), na Ciade da Praia. Teve como objectivo fazer uma análise do processo ensino-aprendizagem da escrita à luz dos estudos sócio-interacionistas de apropriação de conhecimentos, epor finalidade, apresentar pistas para a criação de dispostivos didáctivos que contribuam para a melhoria de qualidade do ensino-aprendizagem da escria nos CC da EBA. A hipótese que guiou este estudo é que a qualidade de apropriação da escrita depende dos procedimentos pedagógicos e metodológicos que orientam os aprendizes nos CC. Por isso, a pergunta de partida foi: como se caracteriza o ensino-aprendizagem da escrita nos CC da EBA, cabo Verde tendo em conta a opção pelas diferentes concepções e métodos. A escolha desse problema de investigação pode ser justificada por seis argumentos (consultar o sub capítulo justificação), dentre os quais se destacam 1º Carência de estudos feitos na EBA que obedeçam a um rigor científico; 2º, existência de diferentes métodos nos CC (Pedagogia do Texto, Método de Conscientização e Alfa Solidária); 3º necessidade de melhorar a qualidade de apropriação da escrita pelos aprendizes e 4º motivações pessoais e profissionais. A colecta de dados foi feita a partir da observação (directa e indirecta) das práticas pedagógicas dos animadores com os seus aprendizes em 5 CC, sendo 3 do 1º nível e 2 do 3º. Os dois níveis correspondem ao início e ao fim da EBA. Os instrumentos de recolha foram elaborados em estreita ligação com as questões de investigação, visando: 1) identificar as diferenças e semelhanças entre as três concepções em estudo; 2) Caracterizar a prática da escrita nos diferentes CC de acordo com as orientações específicas de cada concepção; 3) Descrever os procedimentos metodológicos utilizados nos diferentes CC para o ensino-aprendizagem da escrita e, 4) Apreender as principais causas e efeitos de cada um dos procedimentos adoptados.