Maria Cleusa de Souza. Práticas docentes interdisciplinares de uma professora de educação de
jovens e adultos na modalidade telecurso 2000.
01/05/2003
1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Celia Maria Haas
Biblioteca Depositaria: UNICID
Palavras - chave:
prática docente, interdsiciplinaridade, telecurso-2000
Banca examinadora:
Helena Machado de Paula Albuquerque
Sylvia Helena Souza da Silva Batista
Linha(s) de pesquisa:
Políticas Públicas de Educação Investiga a contribuição das políticas públicas para a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade da Educação e da formação dos educadores.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como minha prática docente interdisciplinar voltada à Educação de Jovens e Adultos na modalidade TELECURSO 2000 intervém na construção da aprendizagem do aluno e contribui para sua permanência na escola; houve tamnbém a intenção de contribuir para com a formação dos professores, uma vez que deixei a possibilidade para uma leitura de uma fazer pedagógico em sala de aula que acontece sem segredos mas que requer um ir e vir reflexivo a seu respeito. Percebeu-se ainda a possibilidade de desenvolver um trabalho em sala de aula com a valorização do saber cotidiano do aluno; estando aberto ao diálogo e entendendo que este já sofreu frustrações com a escola; respeitando seu tempo para produzir conhecimento e reconhecendo a sala de aula como espaço para aprender com criatividade, autonomia e ousadia. Assim, trouxe atitudes interdisciplinares quando trabalhou com alguns pressupostos que acreditei serem os responsáveis pelo vínculo criado entre: escola / professor / ensino / aluno / aprendizagem, em que este é o fio condutor do processo de construção do conhecimento. Desse modo reelaborei minhas práticas teorias.