Amélia Cristina Elias de Ponte. A parceria entre a Universidade Católica de Santos e o Programa Alfabetização Solidária.(1997 - 2002).. 01/12/2004. 1v. 120p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS – EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): NEREIDE SAVIANI

 

 Biblioteca Depositaria: Universidade Católica de Santos

 

Palavras - chave:

 alfabetização de jovens e adultos, alfabetização solidária,

 

Área(s) do conhecimento: 

 CIÊNCIAS HUMANAS

 

 

Banca examinadora: 

 Vera Masagão Ribeiro

 

Linha(s) de pesquisa:

 FORMAÇÃO DO EDUCADOR:DIMENSÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA  Propõe o exame crítico de concepções, de políticas, de processos de elaboração e de implementação de modelos de formação inicial e continuada do educador.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  UNISANTOS

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho discute a visão de alfabetização presente no (ou subjacente ao) modo como o Programa Alfabetização Solidária (PAS) se organiza e orienta as parcerias com as Instituições de Ensino Superior e analisa como se manifesta a autonomia da UniSantos como uma instituição conveniada. Trata-se de estudo de caso, com base em análise documental, organizado segundo categorias prévias relativas a aspectos gerais do objeto de estudo e categorias depreendidas da sistematização de documentos oriundos do próprio PAS ou produzidos no âmbito da parceria em pauta. São examinados programas, projetos e relatórios referentes ao processo de capacitação de alfabetizadores na UniSantos, relacionando-os com as diretrizes e orientações gerais do PAS e buscando-se identificar (e refletir sobre) seus limites e possibilidades. A questão da autonomia da Instituição conveniada é discutida em relação a aspectos que ela introduz nos programas de capacitação, notadamente o tratamento a questões ambientais como temas geradores no processo de alfabetização. A discussão é feita à luz de contribuições de autores que tratam de políticas de EJA e de orientações pedagógicas para AJA. O estudo realizado permite concluir que: há um descompasso entre as orientações pedagógicas para alfabetização e o modo como o PAS se estrutura e se relaciona com as IES conveniadas; e que a autonomia da Universidade é bastante relativa, na medida em que se limita à definição de temas e procedimentos metodológicos para a capacitação dos alfabetizadores.