Becky Henriette Gonçalves. O uso do computador na alfabetização e pós-alfabetização de jovens e
adultos. 01/12/2006
1v. 172p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Roseli Rodrigues de Mello
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária da UFSCar
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos; Inclusão social
Banca examinadora:
Fernando José de Almeida
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Roseli Rodrigues de Mello
Linha(s) de pesquisa:
Processos de Ensino e Aprendizagem em diferentes contextos Investigação, numa perspectiva historico-evolutiva, da epistemologia e seus aspectos didático-metodológicos, relacionados ao processo ensino-aprendizagem, em situações de educação formal e informal, nos diferentes níveis e modalidades, conteúdos e áreas.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições da utilização do computador para a alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos e para a superação da auto-proteção, através da fala dos/as educandos/as. Abordando ainda as novas necessidades postas pela configuração da Sociedade da Informação ou Sociedade Capitalista Informacional. A partir de documentos, referenciais teóricos, observação e discussão com os/as educandos/as em situação de alfabetização e pós-alfabetização e utilização do computador enquanto mais uma ferramenta neste processo de ensino-aprendizagem, constatou-se que tal equipamento é deveras benéfico na aquisição da leitura e da escrita na escolarização de jovens e adultos, bem como possibilita uma emancipação, ainda que inicial na Sociedade da Informação e qualificação para o mundo do trabalho, que no atual contexto exige cada vez mais lhe dar com as novas tecnologias da informação e comunicação. Assim, ao se perceberem sujeitos históricos e capazes de transformação, alfabetizados/as, emancipados/as social e economicamente, os/as educandos/as superam o discurso construído socialmente e por eles/as introjetado, da auto-proteção. Procurando contribuir com a escolarização de jovens e adultos na aquisição da leitura e da escrita em uma concepção crítica e transformadora do mundo, o presente estudo alerta que a utilização do computador na alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos é um instrumento com grandes contribuições, o que aponta a necessidade de elaboração e implementação de políticas públicas neste sentido de emancipação e superação de desigualdades sociais e educativas.