FLAVIO LUIZ DA SILVA. REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO ARQUITETÔNICO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO.. 01/02/2002

 1v. 160p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - ARQUITETURA

 Orientador(es): ANGELA MARIA GABRIELLA ROSSI

 Biblioteca Depositaria: ufrj

 

Palavras - chave:

 instituições de ensi;projeto de arquitetu;racionalização do

 

 

Área(s) do conhecimento: 

 ARQUITETURA E URBANISMO

 

 PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO

 

 

Banca examinadora: 

 DYLA TAVARES DE SA BRITO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Qualidade e Racionalização do Projeto e da Construção  Estudo de métodos, tecnologias, instrumentos e materiais - existentes e novos - para a melhoria da qualidade e a racionalização através do projeto e da construção.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a influência que o espaço arquitetônico pode ter sobre a educação. É no espaço escolar que se dá a educação das crianças, jovens e adultos com a finalidade de inseri-los na sociedade, sociedade esta que se pretende justa e igualitária. Será que existe, no ambiente escolar, essa possibilidade? A arquitetura busca organizar e ocupar o espaço para que o homem exerça as mais diversas atividades e um dessas atividades é voltada ao ensino e ao aprendizado. Mais especificamente, este trabalho reflete sobre questões de projeto relativas a três tipos de estabelecimentos de ensino público do Rio de Janeiro. Um deles é um estabelecimento de ensino superior, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, representada por seus dois edifícios, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a escola Politécnica, ambos localizados na Cidade Universitária. Os outros dois são estabelecimentos da rede estadual de ensino fundamental, o Centro Integrado de Educação Pública - CIEP, e um dos edifícios da Fábrica de Escolas do Arquiteto João Filgueiras Lima. Espera-se, com este trabalho, contribuir para uma educação comprometida com o bem-estar do estudante em seu ambiente de aprendizado.