ANA CAROLINA FARIA COUTINHO. Práticas e Eventos de Letramento de Jovens e Adultos: Um Estudo com Porteiros em Maceió. 01/02/2005

 1v. 122p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFAL

 

Palavras - chave:

 Educação de jovens e adultos, alfabetização, letramento

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Leôncio José Gomes Soares

 

Linha(s) de pesquisa:

 MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES  Análise da formação do professor no mundo moderno. Resgate da construção histórica de diferentes paradigmas que se apresentam no cotidiano escolar.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Estuda o letramento de sujeitos que estão ou não fora da sala de aula, e que utilizam a leitura e a escrita em seu ambiente de trabalho, envolvendo trabalhadores de portarias de prédios residenciais de um bairro específico de Maceió, foi-se configurando como objeto da investigação a análise do perfil desses trabalhadores, bem como o nível de letramento que possuem inseridos nos eventos e nas práticas de letramento do ambiemte de trabalho. A natureza da pesquisa configurou-se como exploratória , contando com o auxílio de um survey por estarmos trabalhando quantiqualitativamente, com aplicação de questionários/entrevista, e teste de leitura e escrita, cujos instrumentos foram baseados nos utilizados pelo INAF- Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. O perfil dos porteiros entrevistados caracterizou-se como pessoas de camada popular, moradores de periferia e com baixo nível de escolarização, mas suficiente para manterem no trabalho em questão. Os resulatados apontam que a natureza da ocupação exercida por esses sujeitos não possibilita uma volta à escola pela incompatibilidade do horário de trabalho e o da escola. Demonstra também que os sujeitos investigados estão inseridos no nível 2 de letramento, ou seja, suas habilidades não são suficientes para ler e escrever com domínio, mas conseguem adaptar e desenvolver normalmente seu trabalho, criando estratégias de interação com a maioria das atividades discursivas escritas. Dessa forma, a pesquisa evidênciou que não podemos afirmar que a conclusão de determinada séria escolar corresponde a um determinado nível de letramento. Os dados apontam que a situação atual da educação é agravada pelo fato de encontrarmos pessoas alfabetizadas, mas com baixo nível de letramanto, e que adiante desse fato, o analfabetismo pode ter uma dimensão maior do que os números sugerem.