LAKNÉ TENFUSS CAMPBELL BRAVO GUIMARÃES CABANELAS. Educação de jovens e
adultos: leniência ou necessidade?.
01/03/2004
1v. 94p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): CLÉLIA DE FREITAS CAPANEMA
Biblioteca Depositaria: Campus II
Palavras - chave:
educação de jovens e adultos; CESAS.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO PERMANENTE
Banca examinadora:
Roberto Muniz Barreto de Carvalho
Linha(s) de pesquisa:
Política, Gestão e Economia da Educação Investiga a formulação, implementação e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. É dedicada especial atenção aos aspectos ligados aos impactos na sala de aula.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Estudo de caso que aborda a Educação de Jovens e Adultos - EJA, modalidade de ensino que se destina aos que não freqüentaram a escola ou não terminaram sua escolarização, seja de nível fundamental ou médio, na idade apropriada. Os objetivos foram identificar a situação sócio-econômica dos alunos, as razões para a escolha dessa modalidade de educação, suas expectativas atuais e futuras e também levantar, por meio do corpo docente, sugestões para a melhoria do curso. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul - CESAS, em Brasília, DF e os dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados revelaram que os alunos, em geral, possuem ocupação com modesto nível de renda e vêm de um processo de desajustes em relação às questões de escolaridade. Revelaram, também, que consideram o curso um recurso promissor para a ascensão social e econômica e para ingresso no curso superior. A maioria das sugestões dos professores concentrou-se numa diversificação de materiais didáticos e aperfeiçoamento do corpo docente. Uma análise global dos dados permitiu concluir pela leniência e necessidade da EJA. Leniência, na medida em que permite que os alunos permaneçam matriculados longo tempo, sem maiores exigências de desempenho, ainda onerando o sistema escolar. Necessidade, por ser uma forma de suprir o que os alunos não tiveram na época apropriada.