LAKNÉ TENFUSS CAMPBELL BRAVO GUIMARÃES CABANELAS. Educação de jovens e adultos: leniência ou necessidade?. 01/03/2004

 1v. 94p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): CLÉLIA DE FREITAS CAPANEMA

 Biblioteca Depositaria: Campus II

 

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos; CESAS.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO PERMANENTE

 

 

Banca examinadora: 

 Roberto Muniz Barreto de Carvalho

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Política, Gestão e Economia da Educação  Investiga a formulação, implementação e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. É dedicada especial atenção aos aspectos ligados aos impactos na sala de aula.

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 

Estudo de caso que aborda a Educação de Jovens e Adultos - EJA, modalidade de ensino que se destina aos que não freqüentaram a escola ou não terminaram sua escolarização, seja de nível fundamental ou médio, na idade apropriada. Os objetivos foram identificar a situação sócio-econômica dos alunos, as razões para a escolha dessa modalidade de educação, suas expectativas atuais e futuras e também levantar, por meio do corpo docente, sugestões para a melhoria do curso. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul - CESAS, em Brasília, DF e os dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados revelaram que os alunos, em geral, possuem ocupação com modesto nível de renda e vêm de um processo de desajustes em relação às questões de escolaridade. Revelaram, também, que consideram o curso um recurso promissor para a ascensão social e econômica e para ingresso no curso superior. A maioria das sugestões dos professores concentrou-se numa diversificação de materiais didáticos e aperfeiçoamento do corpo docente. Uma análise global dos dados permitiu concluir pela leniência e necessidade da EJA. Leniência, na medida em que permite que os alunos permaneçam matriculados longo tempo, sem maiores exigências de desempenho, ainda onerando o sistema escolar. Necessidade, por ser uma forma de suprir o que os alunos não tiveram na época apropriada.