MARIA MADALENA TORRES. Cinema – a língua da realidade – na Alfabetização de Jovens e Adultos. 01/04/2005

1v. 145p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO

Orientador(es): LAURA MARIA COUTINHO

Biblioteca Depositaria: BCE

 

Palavras - chave:

linguagem fílmica; Círculo de Cultura; cinema; imagem

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

LAURA MARIA COUTINHO

           

ONDINA PENA PEREIRA

           

RENATO HILÁRIO DOS REIS

           

Linha(s) de pesquisa:

TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO  A educação mediada pelas tecnologias de comunicação e informática.A formação do professor no mundo contemporâneo: processo de inovação nas práticas e nas linguagens e os desafios postos à democracia, na perspectiva da inclusão digital.

 

Dependência administrativa

 Federal

 

Resumo tese/dissertação:

Esta dissertação foi desenvolvida a partir do estudo da linguagem fílmica no Círculo de Cultura, utilizando-se para tanto da seguinte filmografia: “O Carteiro e o Poeta”, direção de Michael Rudford(1994); “Central do Brasil”, direção de Walter Sales(1998) e “O Xente, pois não”, direção de Joaquim de Assis(1973). Participaram da pesquisa um grupo de alfabetizandos do Círculo de Cultura da Igreja São José Operário e um grupo de alfabetizadores do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia, com extensão para as demais turmas, após a criação do CINEPOPULAR. Esta pesquisa se desenvolveu no sentido de saber como se dá a recepção dos alfabetizandos à linguagem audiovisual, se o cinema pode ajudar a construir as memórias da vida e como o educador impulsiona a construção do conhecimento no trabalho com o audiovisual. As categorias desenvolvidas foram: a origem do círculo, a recepção fílmica, o tempo pedagógico, a gênese da árvore e das cartas, a lembrança, a memória, a imagem, o movimento, o sonho e importância do Círculo de Cultura para a construção do conhecimento nas relações entre as pessoas.