SERGIO WAJMAN. O SABER DO ADULTO VAI À ESCOLA: UM CONVITE À REFLEXÃO. 01/09/2003

 1v. 247p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)

 Orientador(es): SERGIO VASCONCELOS DE LUNA

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA NADIR GOUVÊA KFOURI

 

Email do autor:

 wajman@pucsp.br

 

Palavras - chave:

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Área(s) do conhecimento:  PSICOLOGIA EDUCACIONAL

 

Banca examinadora: 

 LEILA RENTROIA IANNONE

 

 Mitsuko Aparecida Makino Antunes

 

 SERGIO VASCONCELOS DE LUNA

 

Linha(s) de pesquisa:

 PROCESSOS PSICOSSOCIAIS NA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE EDUCADORES  PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO EDUCADOR RELACIONADOS COM SEUS SABERES E DESEMPENHO PROFISSIONAL.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo tem por objetivo promover uma reflexão a respeito dos destinos que têm os saberes e conhecimentos de adultos submetidos a uma situação de re-escolarização. Não em qualquer tipo de escola, mas numa situação escolar promovida por uma entidade sindical. A utilização desses saberes na situação de ensino-aprendizagem, bem como a relação estabelecida entre eles e os novos, adquiridos na situação escolar, são temas de destaque. Tal estudo se justifica na medida em que este campo do conhecimento tem se mostrado relativamente pouco explorado pelos trabalhos acadêmicos na área da educação em geral e da Psicologia da Educação, em particular. Apenas 0,0037% da produção acadêmica realizada no Brasil, entre 1986 e 1998, tem como objeto o estudo dos saberes dos adultos que vão à escola. Parece-nos um número muito pequeno diante da grandeza da questão. A vertente teórica que norteia o estudo tem, por um lado, suas raízes fincadas no materialismo histórico, consubstanciado nas contribuições de autores como Bárbara Freitag, Gramsci, Althusser e Agnes Heller e, por outro lado, nas contribuições teóricas provenientes das reflexões de Paulo Freire, Lev Vygotsky e David Ausubel. Quanto ao caminho metodológico utilizado, procedeu-se a uma leitura pormenorizada de documentos contendo pressupostos educacionais, concepções a respeito da relação professor-aluno e propostas metodológicas, elaborados por entidades sindicais de destaque no meio sindical brasileiro. Além disso, procedeu-se à análise de depoimentos de docentes, alunos e dirigentes de um projeto educacional promovido pelas referidas entidades sindicais. Constatou-se a existência de grandes avanços conceituais, frutos da prática promovida pelo projeto educacional em questão, bem como de aspectos que demandam reflexão e questionamento.