SERGIO WAJMAN. O SABER
DO ADULTO VAI À ESCOLA: UM CONVITE À REFLEXÃO. 01/09/2003
1v. 247p. Mestrado.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO)
Orientador(es):
SERGIO VASCONCELOS DE LUNA
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA NADIR
GOUVÊA KFOURI
Email do autor:
wajman@pucsp.br
Palavras
- chave:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Área(s)
do conhecimento: PSICOLOGIA
EDUCACIONAL
Banca
examinadora:
LEILA RENTROIA IANNONE
Mitsuko Aparecida Makino Antunes
SERGIO VASCONCELOS DE LUNA
Linha(s)
de pesquisa:
PROCESSOS PSICOSSOCIAIS NA FORMAÇÃO E NO
EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE EDUCADORES PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DA
SUBJETIVIDADE DO EDUCADOR RELACIONADOS COM SEUS SABERES E DESEMPENHO
PROFISSIONAL.
Dependência
administrativa
Particular
Resumo
tese/dissertação:
Este estudo tem por objetivo promover uma
reflexão a respeito dos destinos que têm os saberes e conhecimentos de adultos
submetidos a uma situação de re-escolarização. Não em qualquer tipo de escola,
mas numa situação escolar promovida por uma entidade sindical. A utilização desses saberes na situação de ensino-aprendizagem, bem como
a relação estabelecida entre eles e os novos, adquiridos na situação escolar,
são temas de destaque. Tal estudo se justifica na medida em que este campo do
conhecimento tem se mostrado relativamente pouco explorado pelos trabalhos
acadêmicos na área da educação em geral e da Psicologia da Educação, em
particular. Apenas 0,0037% da produção acadêmica realizada no Brasil, entre
1986 e 1998, tem como objeto o estudo dos saberes dos adultos que vão à escola.
Parece-nos um número muito pequeno diante da grandeza da questão. A vertente
teórica que norteia o estudo tem, por um lado, suas raízes fincadas no
materialismo histórico, consubstanciado nas contribuições de autores como
Bárbara Freitag, Gramsci, Althusser e Agnes Heller e,
por outro lado, nas contribuições teóricas provenientes das reflexões de Paulo
Freire, Lev Vygotsky e
David Ausubel. Quanto ao caminho metodológico
utilizado, procedeu-se a uma leitura pormenorizada de documentos contendo
pressupostos educacionais, concepções a respeito da relação professor-aluno e
propostas metodológicas, elaborados por entidades sindicais de destaque no meio
sindical brasileiro. Além disso, procedeu-se à análise de depoimentos de
docentes, alunos e dirigentes de um projeto educacional promovido pelas
referidas entidades sindicais. Constatou-se a existência de grandes avanços
conceituais, frutos da prática promovida pelo projeto educacional em questão,
bem como de aspectos que demandam reflexão e questionamento.