RÚBIA DE CÁSSIA CAVALI RODRIGUES. O PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA NO CONTEXTO DA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO NO BRASIL. 01/03/2003

 1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Silvina Rosa

 Biblioteca Depositaria: BCE - BIBLIOTECA CENTRAL DA UEM

 

Palavras - chave:

 : Conferência de Jomtien, Declaração Mundial de Educação par

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 Banca examinadora: 

 SONIA MARIA PEREIRA

 

Linha(s) de pesquisa:

 História, Historiografia e Educação  Analise do fenômeno educativo, em sua acepção ampla e a partir de fontes diversas, no seio de mudanças econômicas, políticas, culturais das diferentes sociedades, pela perspectiva histórico filosófica.

 

 Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Neste trabalho centrou-se a análise no Programa Alfabetização Solidária, criado pela Comunidade Solidária em 1997, com o objetivo de erradicar o analfabetismo no Brasil. O programa atende às orientações das propostas de universalização da educação, discutidas na Conferência Mundial de Educação para Todos na Tailândia em 1990, atendendo a ideais de órgãos internacionais com o UNICEF, Banco Mundial, FMI que determinam ações e procedimentos para eliminação da pobreza e do analfabetismo, causas de desajustes sociais de todos os países em desenvolvimento. Os ideais expressos na Declaração Mundial de Educação para Todos são de que a solução para essas mazelas está na educação do povo. No decorrer do trabalho, em meio ao qual, se fez uma retrospectiva histórica da educação popular e de adultos, procuramos demonstrar que não se pode esperar que a escola por si só interfira na vida da sociedade, erradicando a pobreza e a exclusão social ou criando igualdade onde esta é inviável do ponto de vista econômico. Tendo consciência de que os limites de qualquer reforma educacional são os mesmos da sociedade que planeja, refletimos sobre a necessidade de integração das políticas educacionais com as políticas econômicas e sociais, que juntas, ataquem as desigualdades sociais. No Brasil estes ideais, deram origem a planos e metas. Adotamos como fontes os documentos da Conferência e do banco Mundial, bem como o Plano Decenal brasileiro e demais documentos e regulamentações voltados para a reorganização da educação, com prioridade para a educação básica e o ensino fundamental, para enfim nos concentrarmos no programa Alfabetização Solidária. Planejados de acordo com as determinações internacionais, este Programa conta com uma infraestrutura de apoio do governo federal em parceria com empresas do setor privado, universidades e a comunidade civil. Concluímos que a ação solidária, o incentivo à participação da população civil e o resgate da união social atendem aos projetos de reorientações neoliberais, determinados pelos interesses dos organismos internacionais nos países em desenvolvimento. Entretanto, no momento histórico em que isto está ocorrendo, cuja característica é a diminuição de empregos em correspondência com o avanço tecnológico, estes programas, que tentam erradicar o analfabetismo absoluto, contribuem para engrossar os índices do analfabetismo funcional.