ELSON MARCOLINO DA SILVA. UM OLHAR SOBRE O
COTIDIANO DE UMA ALFABETIZADA E SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO: UMA ETNOGRAFIA.
01/11/2002 1v. 116p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE
BRASÍLIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): STELLA MARIS BORTONI-RICARDO
Biblioteca Depositaria: BCE
Email do autor:
elson@topnet.com.br
Palavras - chave:
Letramento. Práticas de letramento , Etnografia.
Área(s) do conhecimento:
LETRAS
Banca examinadora:
ANGELA DEL CARMEN BUSTOS ROMERO DE KLEIMAN
Linha(s) de pesquisa:
MAGISTÉRIO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM Trabalho Pedagógico e Formação de Professores; Processos de ensino-aprendizagem nos diversos graus e modalidades; Diversidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Criatividade e o lúdico na escola. Ética e Magistério. Proj. Pedag. na escola.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo consiste na investigação de práticas e eventos de letramento, a partir da observação do cotidiano de uma pessoa alfabetizada em um curso de alfabetização de jovens e adultos do Programa Alfabetização Solidária. A coleta e análise dos dados foram realizados a partir de duas perspectivas: 1ª) macrossocial - em que é apresentada a descrição do Bairro denominado Jardim Esperança, situado em uma região periférica da cidade de Anápolis - GO, Brasil. 2ª) microssocial - em que se procurou descrever as práticas e os eventos de letramento delineando como principal colaboradora neste estudo uma pessoa alfabetizada e sua relação com a escrita. A etnografia fundamentou esta investigação, que foi delineada pelas seguintes perguntas: a) Do ponto de vista social, como uma pessoa alfabetizada lida com a questão do letramento? Ou seja: quais práticas de letramento são mais corriqueiras no seu dia - a - dia? b) Qual ou quais significado (s) um pessoa alfabetizada atribui à escrita? Ou seja: que importância dá a ela? c) Em relação aos domínios sociais de letramento quais são os mais influentes? d) Que papéis sociais essa pessoa alfabetizada representa em sua comunidade? Verificou-se, entre outras, que a principal colaboradora neste estudo parece apresentar transformações relacionadas ao letramento após dominar, ainda que de forma reduzida, os códigos alfabéticos da leitura e da escrita.