ELSON MARCOLINO DA SILVA. UM OLHAR SOBRE O COTIDIANO DE UMA ALFABETIZADA E SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO: UMA ETNOGRAFIA. 01/11/2002 1v. 116p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): STELLA MARIS BORTONI-RICARDO

 

 Biblioteca Depositaria: BCE

 

Email do autor:

 elson@topnet.com.br

 

 

Palavras - chave:

 Letramento. Práticas de letramento , Etnografia.

 

 

Área(s) do conhecimento: 

 LETRAS

 

Banca examinadora: 

 ANGELA DEL CARMEN BUSTOS ROMERO DE KLEIMAN

 

Linha(s) de pesquisa:

 MAGISTÉRIO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM  Trabalho Pedagógico e Formação de Professores; Processos de ensino-aprendizagem nos diversos graus e modalidades; Diversidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Criatividade e o lúdico na escola. Ética e Magistério. Proj. Pedag. na escola.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 

 Este estudo consiste na investigação de práticas e eventos de letramento, a partir da observação do cotidiano de uma pessoa alfabetizada em um curso de alfabetização de jovens e adultos do Programa Alfabetização Solidária. A coleta e análise dos dados foram realizados a partir de duas perspectivas: 1ª) macrossocial - em que é apresentada a descrição do Bairro denominado Jardim Esperança, situado em uma região periférica da cidade de Anápolis - GO, Brasil. 2ª) microssocial - em que se procurou descrever as práticas e os eventos de letramento delineando como principal colaboradora neste estudo uma pessoa alfabetizada e sua relação com a escrita. A etnografia fundamentou esta investigação, que foi delineada pelas seguintes perguntas: a) Do ponto de vista social, como uma pessoa alfabetizada lida com a questão do letramento? Ou seja: quais práticas de letramento são mais corriqueiras no seu dia - a - dia? b) Qual ou quais significado (s) um pessoa alfabetizada atribui à escrita? Ou seja: que importância dá a ela? c) Em relação aos domínios sociais de letramento quais são os mais influentes? d) Que papéis sociais essa pessoa alfabetizada representa em sua comunidade? Verificou-se, entre outras, que a principal colaboradora neste estudo parece apresentar transformações relacionadas ao letramento após dominar, ainda que de forma reduzida, os códigos alfabéticos da leitura e da escrita.