Isamara Grazielle Martins Coura. A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações. 23/11/2007                                                                      

1v. 141 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – FACULDADE DE EDUCAÇÃO                                                                              

Orientador (es): LEONCIO JOSE GOMES SOARES E CARMEM LUCIA EITERER                                                                 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital da UFMG

 

Palavras - chave:                                                                                                       

Educação de jovens e adultos; terceira idade.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:                                                                                                     

LEONCIO JOSE GOMES SOARES                                                                                                          

CARMEM LUCIA EITERER                                                                                                   

MARIA DA CONCEIÇÃO F REIS FONSECA                                                                                    

NILTON BUENO FISCHER

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                           

Federal

 

Resumo tese/dissertação:      

A pesquisa procurou compreender os motivos que levam pessoas da Terceira Idade, alfabetizadas e que, provavelmente, não teriam como objetivo a inserção, a permanência ou a reinserção no mercado de trabalho, voltar a estudar. Além disso, pretendeu-se ainda identificar quais expectativas estes sujeitos têm em relação à escolarização e em que medida estas vêm sendo atendidas. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, que para ser realizada teve como critérios relevantes na escolha dos sujeitos pesquisados a idade - ter mais de 60 anos - e estar em diferentes tempos de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo assim, a pesquisa foi realizada com sete educandos, sendo três homens e quatro mulheres, com idades entre 60 e 81 anos no período da realização das entrevistas. Dentre estes dois já haviam concluído o ensino fundamental e os demais freqüentavam diferentes períodos do curso no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos do Segundo Segmento (PROEF II) da UFMG. A partir dos relatos destes educandos pôde-se conhecer seus percalços escolares até que chegassem à EJA. Foi possível assim, através de suas histórias de vida, das dificuldades enfrentadas sem um saber escolar bem estruturado, dos destaques que deram às atividades, momentos e espaços tidos como preferidos no seu processo de escolarização, perceber o que a escola representa para estes sujeitos. Foi possível ainda apontar algumas contribuições trazidas pelo ato de escolarizar-se para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que, como estes entrevistados, estão na Terceira Idade.