Isamara
Grazielle Martins Coura. A terceira idade na educação de jovens e adultos:
expectativas e motivações. 23/11/2007
1v.
141 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador (es): LEONCIO JOSE
GOMES SOARES E CARMEM LUCIA EITERER
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital da UFMG
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos; terceira
idade.
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
LEONCIO JOSE GOMES SOARES
CARMEM LUCIA EITERER
MARIA DA CONCEIÇÃO F REIS FONSECA
NILTON BUENO FISCHER
Linha(s) de pesquisa:
Não foi informado pela autora no trabalho.
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
A
pesquisa procurou compreender os motivos que levam pessoas da Terceira Idade,
alfabetizadas e que, provavelmente, não teriam como objetivo a inserção, a
permanência ou a reinserção no mercado de trabalho, voltar a estudar. Além
disso, pretendeu-se ainda identificar quais expectativas estes sujeitos têm em
relação à escolarização e em que medida estas vêm
sendo atendidas. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, que para
ser realizada teve como critérios relevantes na escolha dos sujeitos
pesquisados a idade - ter mais de 60 anos - e estar em diferentes tempos de escolarização
na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo assim, a pesquisa foi realizada
com sete educandos, sendo três homens e quatro mulheres, com idades entre 60 e
81 anos no período da realização das entrevistas. Dentre estes dois já haviam
concluído o ensino fundamental e os demais freqüentavam
diferentes períodos do curso no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e
Adultos do Segundo Segmento (PROEF II) da UFMG. A partir dos relatos destes
educandos pôde-se conhecer seus percalços escolares
até que chegassem à EJA. Foi possível assim, através de suas histórias de vida,
das dificuldades enfrentadas sem um saber escolar bem estruturado, dos
destaques que deram às atividades, momentos e espaços tidos como preferidos no
seu processo de escolarização, perceber o que a escola representa para estes
sujeitos. Foi possível ainda apontar algumas contribuições trazidas pelo ato de
escolarizar-se para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que, como estes
entrevistados, estão na Terceira Idade.