Lyvia Mauricio Rodrigues. Desafios e possibilidades na Educação de Jovens e Adultos no contexto do Pronera. 01/06/2006

 1v. 114p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - SOCIOLOGIA POLÍTICA

 Orientador(es): Maria Ignez Silveira Paulilo

 Biblioteca Depositaria: UFSC

 

Palavras - chave:

 Educação Jovens Adultos, Representações Sociais, PRONERA.

 

 

Área(s) do conhecimento: OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECÍFICAS, SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIA RURAL

 

 

Banca examinadora: 

 Celia Regina Vendramini

 

 Maria Soledad Etcheverry Orchard

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural  Esta linha tem se concentrado no trabalho de avaliação de impactos socioambientais de projetos, programa e políticas de desenvolvimento rural e urbano no Brasil, tendo em vista a realização de estudos de viabilidade de estratégias alternativas, baseadas n

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

Este trabalho de pesquisa analisa o PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – criado em 1998 com o objetivo de elevar o grau de escolaridade dos jovens e adultos pertencentes aos movimentos sociais do campo no Brasil.Esta pesquisa procurou problematizar mais especificamente um dos projetos que faz parte do Pronera, em Santa Catarina, intitulado: Educação e Cidadania: interação entre sujeitos educadores/as. Neste projeto ocorre um elevado índice de evasão por parte dos educandos/as que fazem parte do mesmo. Nesse sentido, nossa pesquisa buscou apreender quais são as representações sociais que essa população tem sobre a educação, sobre a escola, o processo educativo, e perceber se havia uma relação entre a evasão e possíveis diferenças entre as visões/representações sobre o projeto de educação que se quer por parte dos diferentes atores nesse processo: os educandos/as, a Universidade, e o Setor de Educação do Movimento. Percebemos que para além das dificuldades de infra-estrutura e de problemas pontuais, entre eles a falta de acuidade visual, há diferenças de cunho pedagógico e principalmente políticos que levam a ocorrência da evasão.