Maria Roberto de Lima. A Fundação EDUCAR na Paraíba: histórias e memórias. 01/02/2003

 2v. 113p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Afonso Celso Caldeira Scocuglia

 Biblioteca Depositaria: ppge

 

Palavras - chave:

 Educação;História;Memória;Fundação EDUCAR;Título

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 José Loureiro Lopes

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos. 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo versa sobre a reconstrução das ações da Fundação EDUCAR, na Paraíba. Essa Fundação representou, enquanto iniciativa governamental, a política educacional de Jovens e Adultos da Nova República, desenvolvida no período de 1985-1990. Com sua extinção em 1990, pelo governo Fernando Collor de Melo, a Fundação teve seu arquivo estadual transferido para a Delegacia do MEC/PB, Órgão que foi igualmente extinto, em 1995, redistribuindo seus arquivos para o MEC, em Brasília. Reconstruir as ações da Fundação EDUCAR, na Paraíba, significou uma difícil pesquisa documental, haja vista a inexistência de um arquivo oficial centralizado em órgão público, na Paraíba. Para realizar essa tarefa, foram analisados documentos e registros da história oral de ex-dirigentes, técnicos, assessores, supervisores e professores, dentre aqueles que participaram da história da Fundação EDUCAR. Com os documentos coletados, obtidos de arquivos pessoais, e a história oral daqueles sujeitos sociais, a revisão bibliográfica foi complementada através de livros, jornais e revistas, possibilitando aprofundar os objetivos do estudo. Esse estudo está retratado em quatro partes interligadas. Na primeira parte nos deparamos com a Introdução e as Considerações metodológicas. Na segunda parte, apresentamos, sucintamente, a história da educação no Brasil, dando ênfase à história da Educação de Jovens e Adultos e à concepção de Educação Popular. Na terceira parte, consideramos a Fundação EDUCAR: sua história, objetivos, estrutura organizacional e proposta educativa. Na quarta parte, buscamos reconstruir a experiência educacional da Fundação EDUCAR, na Paraíba, através da análise comparativa dos dados contidos nos documentos oficiais, e na voz dos sujeitos sociais sobre a vivência e prática dessa Fundação, neste Estado. Nas Considerações finais concluímos que a Fundação EDUCAR, em seus objetivos e ações, pouco se diferenciou dos objetivos e das ações do extinto MOBRAL, e que o cotidiano vivenciado pelo sujeitos sociais, de certa forma, ainda se encontra presente nas suas memórias.