Nadja Valéria dos Santos Ferreira. Educação socioambiental de jovens e adultos: uma proposta de formação crítico-emancipatória de professores. 01/11/2006

1v. 161p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - EDUCAÇÃO

Orientador(es): Victor de Araujo Novicki

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial Rebouças

 

Palavras - chave:

Educação ambiental. EJA. Formação continuada de professores.

 

Área(s) do conhecimento: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO

 

 Banca examinadora: 

 Carlos Frederico Bernardo Loureiro

 

Linha(s) de pesquisa:

Trabalho, Meio Ambiente e Educação - TMAE  Analisa as relações entre trabalho e meio ambiente no capitalismo contemporâneo e suas implicações nas políticas educacionais e práticas de formação do trabalhador.

 

 

Dependência administrativa

 Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

            Esta investigação objetiva formular, implementar e avaliar o Programa de Educação Socioambiental (PESoA), voltado para docentes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal da Baixada Fluminense (Duque de Caxias). O estudo justifica-se tanto pelo papel que a Educação Ambiental pode desempenhar na superação da degradação socioambiental daquele município, quanto na reflexão sobre as práticas pedagógicas de seus professores na abordagem da referida temática. A escolha do recorte Educação de Jovens e Adultos se explica por ser orientado nos princípios da Educação Libertadora, os quais se relacionam com uma abordagem crítica da Educação Ambiental em sua preocupação homem-mundo. Amparado no paradigma da Teoria Crítica, o Programa procurou ser essencialmente relacional e, em seu processo de formulação, foi estabelecida escuta privilegiada à comunidade escolar em termos de seus anseios e de sua autopercepção, identificados por meio de questionários. Foram adotados, ainda, como norteadores do Programa e instrumental de análise, estudos de autores que se preocuparam com as seguintes questões: autonomia do sujeito ensinante-aprendente; visão do trabalho como atividade essencial ao homem no sentido transformador, assumindo-se que estudar também é trabalho; discussão sobre padrões de consumo sustentáveis, voltados à equidade e justiça social; caracterização da Educação Ambiental como prática interdisciplinar, capaz de resgatar a formação omnilateral do ser humano. Entre os procedimentos metodológicos do PESoA, foram propostas, nos encontros com os professores da Instituição, as seguintes atividades: elaboração de mapa conceitual, diagnóstico sociocultural e ambiental, palestras técnicas, aula-passeio, mesa-redonda multiprofissional. A pesquisa possibilitou perceber que os professores, se orientados, constroem coletivamente um trabalho interdisciplinar crítico-reflexivo sobre a temática ambiental e isto se evidenciou nas atividades planejadas por estes e replicadas em suas turmas. Urge, portanto, que os espaços de discussão sobre a prática pedagógica, nas escolas, assumam esta perspectiva formadora. Conclui-se pela necessidade de incorporação da Formação Continuada em Serviço (LEI 9.394/96) com enfoque na superação das lacunas apresentadas pelo professor, como proposto no Programa PESoA.