Sandra
Mayumi Murakami Medrano. Situações didáticas e intervenções pedagógicas na
produção de texto dos alunos adultos.. 01/04/2001. 1v.
115p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Stela Conceição Bertholo Piconez
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Palavras - chave:
Situações didáticas, intervenções pedagógicas,
competência.
Banca examinadora:
Eduardo Calil de
Oliveira
Linha(s) de pesquisa:
Didática, Teorias de Ensino e Práticas
Escolares Comporta
investigações acerca das práticas institucionais de ensino e dos saberes
produzidos para orientá-las, nos diferentes níveis de organização do sistema
escolar, bem como estudos dos processos e das políticas que implementam
projetos de formação doc
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este estudo analisa como as situações
didáticas e intervenções pedagógicas interferem no desenvolvimento da
competência escritora do aluno adulto. Para a reflexão, foram acompanhadas
práticas pedagógicas de professores do PEA (Projeto de Educação de Adultos da
Faculdade de Educação da USP), em 1998 e 1999, quando foram promovidas produção
de textos em situações didáticas e intervenções pedagógicas planejadas que
consideravam: a importância da interação na aprendizagem e no desenvolvimento;
os conhecimentos prévios dos alunos e as possibilidades de avanços; a
construção de conhecimentos dos alunos e o papel do professor neste contexto; a
necessidade de lidar com a língua escrita em seu uso social real, e em seus
aspectos notacionais e discursivos; situações de aprendizagem significativas e
contextualizadas; a necessidade de proporcionar a aprendizagem das diferentes
naturezas de conteúdos presentes no ensino da escrita, e a formação e
desenvolvimento do escritor competente.As situações
didáticas e intervenções pedagógicas contribuíram para construir a competência
escritora do aluno adulto, uma vez que os alunos produziram textos de acordo
com a situação comunicativa, incorporando o papel de revisor e compreendendo o
processo de escrita como tendo diversas ações: planejar, escrever, ler, reler,
reescrever, revisar, reelaborar para chegar cada vez
mais próximo do que se quer comunicar.Os alunos puderam caminhar na apropriação
da língua escrita compreendendo que a escrita e a leitura fazem parte da vida
social e contribuem para sua participação crítica na sociedade.