Sandra Mayumi Murakami Medrano. Situações didáticas e intervenções pedagógicas na produção de texto dos alunos adultos.. 01/04/2001. 1v. 115p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): Stela Conceição Bertholo Piconez

 

 Biblioteca Depositaria: FEUSP

 

Palavras - chave:

 Situações didáticas, intervenções pedagógicas, competência.

 

Banca examinadora: 

 Eduardo Calil de Oliveira

 

Linha(s) de pesquisa:

 Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares  Comporta investigações acerca das práticas institucionais de ensino e dos saberes produzidos para orientá-las, nos diferentes níveis de organização do sistema escolar, bem como estudos dos processos e das políticas que implementam projetos de formação doc

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 

 Este estudo analisa como as situações didáticas e intervenções pedagógicas interferem no desenvolvimento da competência escritora do aluno adulto. Para a reflexão, foram acompanhadas práticas pedagógicas de professores do PEA (Projeto de Educação de Adultos da Faculdade de Educação da USP), em 1998 e 1999, quando foram promovidas produção de textos em situações didáticas e intervenções pedagógicas planejadas que consideravam: a importância da interação na aprendizagem e no desenvolvimento; os conhecimentos prévios dos alunos e as possibilidades de avanços; a construção de conhecimentos dos alunos e o papel do professor neste contexto; a necessidade de lidar com a língua escrita em seu uso social real, e em seus aspectos notacionais e discursivos; situações de aprendizagem significativas e contextualizadas; a necessidade de proporcionar a aprendizagem das diferentes naturezas de conteúdos presentes no ensino da escrita, e a formação e desenvolvimento do escritor competente.As situações didáticas e intervenções pedagógicas contribuíram para construir a competência escritora do aluno adulto, uma vez que os alunos produziram textos de acordo com a situação comunicativa, incorporando o papel de revisor e compreendendo o processo de escrita como tendo diversas ações: planejar, escrever, ler, reler, reescrever, revisar, reelaborar para chegar cada vez mais próximo do que se quer comunicar.Os alunos puderam caminhar na apropriação da língua escrita compreendendo que a escrita e a leitura fazem parte da vida social e contribuem para sua participação crítica na sociedade.