EJA Trabalhadores

Teses de Doutorado

Alfabetização

2000

REIS, Renato Hilario dos. A constituição do sujeito política, epistemológico e amoroso na alfabetização de jovens e adultos

2001

CASEIRO, Vera Mariza Regino. Educação de Jovens e Adultos: democratização da educação e superação do analfabetismo

MELGAR, Edmundo Anez. Educação pela televisão uma realidade. “Principio de saber”, um curso de alfabetização dirigido a pessoas adultas sem acesso à educação formal por meio da televisão e do vídeo.

SILVA, Nilce da. Ler, Escrever: um estudo sobre o processo de formação de adultos lusófonos em situação de pouca escolarização.

2002

QUEIROZ, Marinaide Lima de. Letramento as marcas da oralidade nas produções escritas de alunos jovens e adultos.

2003

CAMPOS, Samuel Pereira. Práticas de letramento no meio rural brasileiro: a influência do Movimento Sem Terra em escola pública de assentamento de reforma agrária

MACEDO, Celina Maria Ramos Arruda. Efeitos do letramento tardio sobre a organização do conhecimento semântico

2004

CHIUMMO, Ana. Consciência política e cidadania na alfabetização e na inclusão digital? A experiência da rede municipal de ensino na cidade de São Paulo

MANGRASSE, Lucas. A ideologização do processo de alfabetização e educação de jovens e adultos na província de Nampula, Moçambique, no período de 1975 a 2003: tesão entre factores políticos e culturais

2005

SALCIDES, Arlete Maria Feijó. Histórias de trabalhadores rurais se cruzando no passado e no presente: alfabetização de adultos – uma analise das práticas de “colonizadores” e “colonizados”

2006

ALVES, Evandro. Práticas de Escrita e Tecnologias Digitais na Educação de Adultos: novelas a-paralelas.

BARBOZA, Andressa Cristina Coutinho.Cartilha do operário : alfabetização de adolescentes e adultos em São Paulo (1920-1930)

BARRETO, Denise Aparecida Brito. Representações sociais do professor de educação de jovens e adultos sobre leitura e escrita

MOURA, Mayra Patricia. Desenvolvimento do Pensamento: um estudo sobre formação de conceitos com jovens e adultos em processo de escolarização

MONTEIRO, Maria Iolanda. Histórias de vida : saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidadas

SA, Joyce Lys Saback Nogueira de. O Desenvolvimento da Escrita Ortográfica em Adultos Tardiamente Escolarizados

VIEIRA, Márcia Aparecida Lima. Educação de adultos, analfabetismo e pobreza em Moçambique

2007

PRADO, Edna Cristina do. Um olhar avaliativo sobre o MOVA-Regional no ABCD paulista: dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva neoliberal.

SANTOS, Maria Alice de Paula. Tecendo a Rede MOVA-Brasil: sua história, seus sujeitos, suas ações.

VÓVIO, Cláudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos.

2008

ARRUDA, Alberto Santos. Alfabetização e consciência metatextual: uma análise do conceito de letramento.

ESPÍNDOLA, Celio Alves. Desencontros entre teorias e propostas de Alfabetização de adultos na perspectiva da pessoa analfabeta.

2009

JORGE, Gláucia Maria dos Santos. Letramento escolar e não escolar na educação de adultos: um estudo de caso de orientação etnográfica.

MOURA, Ana Paula de Abreu Costa de. Ana Paula de Abreu Costa de. Alfabetização de Jovens e Adultos: consciência fonológica e desenvolvimento linguístico.


Conteúdo e Método

2001

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Discurso, Memória e Inclusão: Reminiscências da Matemática Escolar de Alunos Adultos do Ensino Fundamental

2002

EWBANK, Mara Sílvia André. O ensino da multiplicação para crianças e adultos: conceitos, princípios e metodologias

2003

FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco. Identidade e Sobrevivência no Morro do São Carlos: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos

OLIVEIRA, Maria Elena Roman de. As Estratégias Metacognitivas de Pensamento e o Registro Matemático de Adultos Pouco Escolarizados

2005

ASSIS, Alice. Leitura, Argumentação e Ensino de Física: Análise da Utilização de um Texto Paradidático em Sala de Aula

COSTA, Jose Raimundo Lisboa da. Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido – as dimensões da consciência histórica

PAPA, Solange Maria de Barros Ibarra. O professor reflexivo em processo de mudança na sala de aula de língua estrangeira: caminhos para auto-emancipação e transformação social

2006

RIBAS, Maria Guiomar de Carvalho. Música na Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre práticas musicais nas relações geracionais de estudante

VIZOLLI, Idemar. Registros de alunos e professores de educação de jovens e adultos na solução de problemas clássicos de proporção-porcentagem

2008

SANTOS, Ênio José Serra dos. Educação geográfica de jovens e adultos trabalhadores: concepções, políticas e propostas curriculares.


Ensino – Aprendizagem

2002

FONTEBASSO, Maria Rosa. Educação de Jovens e Adultos – Tempo – Aprendizagem

LOPES, Maura Corcini. A Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: o tempo fora dos eixos

2005

COMERLATO, Denise Maria. Ação Gráfica: a representação como experiência simbólica e cognitiva

2006

TORRES, Eliane Aparecida. Uma escola pública para aluno adulto: do fazer ao saber

2007

FAZZI, Jose Luiz. Itinerários formativos e curriculares na educação de jovens e adultos.

FERNANDES, Alaide Aparecida dos Santos. Gênero e práticas de produção dos alunos da Educação de Jovens e Adultos

2009

BARCELOS, Lúcia. A tela do computador como suporte de texto: novas práticas de leitura e escrita na escola.


Formação Docente

2000

MELO, Márcia Maria de Oliveira. A Construção do Saber Docente: entre a formação e o trabalho

2001

FURLANETTI, Maria Peregrina de Fatima Rotta Formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos: o educador popular…

2005

PAVAN, Ruth. A reflexão dos professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos sobre exclusão social

2006

MOURA, Maria da Gloria Carvalho. Teorizando a prática, construindo a teoria, um diálogo com a incerteza: desafios para o professor da educação de jovens e adultos

2008

ARAUJO, Jacyene Melo de Oliveira. . A formação do professor alfabetizador em cursos de pedagogia: contribuições e lacunas teórico-práticas.


História

2001

MIYAHARA, Sérgio Fumio. Educação de Jovens e Adultos: um estudo histórico da legislação…

2005

CARLOS, Erenildo João. A formação do discurso sobre a educação de adultos: de 1889 à década de1940

GUEDES, Maria Denise. Educação de jovens e adultos: o debate na década de 1990

SANTIAGO, Rosemary Aparecida. A gestão da educação de jovens e adultos no Brasil

2006

VIEIRA, Maria Clarisse. Memória, história e experiência: trajetórias de educadores de jovens e adultos no Brasil


Juventude

2004

CORBELLINE, Marilda Lili. Empreendedorismo juvenil: caminhos e travessias

2005

RODRIGUES, Vera Maria Lion Pereira. Grupos juvenis na periferia: recompondo relações de gênero e de raça/etnia São Paulo 2004/2005

2006

MARTINEZ, Maria Elena. De volta à escola: escolarização e formas de sociabilidade dos jovens das camadas populares

2007

MENESES, Branca Maria de. Juventude, Trabalho e Formação: um estudo com jovens das camadas populares.

2009

BRITO, Rosemeire dos Santos. Masculinidades, raça e fracasso escolar: narrativas de jovens na educação de jovens e adultos em uma escola pública municipal de São Paulo.


Metodologia/Didática

2003

RIVAS, Noeli Prestes Padilha. As reformas curriculares no processo de constituição das escolas de formação de professores no Estado do Paraná

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Pontos para uma discussão do Currículo em Educação de jovens e adultos


Outras Temáticas

2005

ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro. Educação escolar no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul: um olhar sobre Paranaíba

2007

SILVA, Claudio Borges Da. “Eu tive uma vida que foi bem mais que uma escola! Agora só falta estudar”: a elaboração de conhecimentos e de subjetividades na educação de jovens e adultos

SANTOS, Ramofly Bicalho dos. O projeto político pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra: trajetórias de educadores e lideranças.

2008

FROCHTENGARTEN, Fernando. Caminhando sobre fronteiras: um estudo sobre a escolarização de adultos migrantes.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Entre a roça e a cidade: identidades, discursos e saberes na escola.

2009

FRANCO, Monica Gardelli. A apropriação das tecnologias da informação e comunicação por jovens e adultos não alfabetizados – um direito humano a ser garantido: as diretrizes da Unesco.

2010

GRACIANO, Mariângela. A educação nas prisões: um estudo sobre a participação da sociedade civil.

TINÓS, Lúcia Maria Santos. Caminhos de alunos com deficiências à educação de jovens e adultos: conhecendo e compreendendo trajetórias escolares.


Política Educacional

2000

PIERRO, Maria Clara Di.. As políticas públicas de educação básica de jovens e adultos no Brasil do período 1985/1999

2001

AGUIAR, Raimundo Helvecio Almeida. Educação de Adultos no Brasil: Políticas de (Des)Legitimação

VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixada. O ensino médio noturno sob o signo da reforma: implicações na formação do trabalhador

2002

MACHADO, Maria Margarida. A Política de Formação de Professores que Atuam na Educação de Jovens e Adultos em Goiás na Década de 1990

2003

PELUSO, Teresa Cristina Loureiro. Diálogo & Conscientização: alternativas pedagógicas nas políticas públicas de educação de jovens e adultos

2004

ANDRADE, Eliane Ribeiro. A educação de jovens e adultos e os jovens do último turno: produzindo “outsiders”

CAMPOS, Silmara de. Histórias e memórias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-peis: referências em políticas públicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores

2008

VIERO, Anezia. As práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos da rede pública de Porto Alegre – RS.


Programas e Projetos

2002

HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. O Professor e o Programa de EJA de Curitiba: Repensando o que é Afirmado, Negado e Sugerido

2003

ALVARENGA, Marcia Soares de. Os sentidos da cidadania: entre vozes, silenciamentos e resistências no Programa Alfabetização Solidária

PASSADOR,Claudia de Souza. Um estudo do Projeto Escola do Campo – Casas Familiar Rural (1990-2002) do Estado do Paraná: a Pedagogia da Alternância como Referencial de Permanência

QUARESMA, Maisa dos Reis. Esquecimento e singularidade: Buíque e o Programa Alfabetização Solidária (1997-1999)

TRAVERSINI, Clarice Salete. Programa Alfabetização Solidária: o governamento de todos e de cada um

2004

COSTA, Antonio Claudio Moreira. Os impactos da Pronera no assentamento reunidas: as relações entre movimento social X universidade X governo federal

GALVÃO, Edna Ferreira Coelho. A produção de Corporalidades na Escola: uma análise do projeto de Educação de Jovens e Adultos em Angra dos Reis

2005

BARREYRO, Gladys Beatriz. Políticas sociais e educação: o Programa Alfabetização Solidária e a participação das instituições de ensino superior na sua implementação

BATISTA, Maria Angélica. A formação de alfabetizadores no programa alfabetização solidária:um estudo a partir da práxis

OLIVEIRA, Edna Castro de. Os processos de formação na educação de jovens e adultos: a “panha” dos girassóis na experiência do PRONERA MST/ES

PAIVA, Jane. Educação de jovens e adultos: direito, concepções e sentidos

SANTIAGO, Rosemary Aparecida. A gestão da Educação de jovens e adultos no Brasil

2006

SANDRA MARIA GADELHA DE CARVALHO. Educação na reforma agrária:PRONERA, uma política pública?

2008

GATTO, Carmen Isabel. O processo de definição das diretrizes operacionais para a EJA: participação democrática das agências do campo recontextualizador oficial.

2009

ANCASSUERD, Marli Pinto. Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A ressocialização através do estudo e do trabalho no sistema penitenciário brasileiro.

SEPULVEDA, Francisca Gorete Bezerra, . Educação de jovens e adultos : análise da política e da prática de formação de educadores no Programa Brasil Alfabetizado.


Questões Teóricas

2000

FRANCO, Sergio Roberto Kieling. Lógica operatória e lógica das significações em adultos do meio rural: um estudo piagetiano e seu significado educacional

2005

FALABELO,Raimundo Nonato de Oliveira. A indissociável inter-relação afetividade e cognição nos processos de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos

2006

SOARES, Eder. A dialogicidade freireana na educação de jovens e adultos


Trabalho e Educação

2001

ARRUDA, Marcos Penna Sattamini de. Educação para que trabalho?Trabalho para que humanos?Reflexões sobre educação e trabalho humano, sua significação e seu futuro

2002

GARCIA, Dirce Maria Falcone. Juventude em tempo de incertezas: enfrentando desafios na educação e no trabalho.

2003

RAITZ, Tania Regina. Jovens, trabalho e educação: rede de significados dos processos identitários na Ilha de Santa Catarina

2004

SIQUEIRA, Janes Terezinha Fraga. A Luta do Jovem Trabalhador e Estudante nas Escolas Estaduais de Porto Alegre/RS – Um Estudo de Caso

2006

PEIXOTO, Aromilda Grassotti. Educação e trabalho – tecidos, costuras e bordados de uma docência desterritorializada que procura a saúde

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