VIEIRA, Márcia Aparecida Lima. Educação de adultos, analfabetismo e pobreza em Moçambique 2006 Descrição: 178 p. Tese (Doutorado) Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep. Piracicaba/SP

 

 Orientador: Raquel Pereira Chainho Gandini

 

 Assunto: 1. Educação - Moçambique

2. Educação de jovens e adultos

3. Analfabetismo

4. Pobreza

5. Educação de Adultos

6. Moçambique - História

7. Moçambique - Trabalho e emprego

 

 Resumo:

 

O trabalho de Márcia Aparecida Lima Vieira, orientada por Raquel Pereira Chainho Gandini (Unimep), surgiu de inquietações referentes à suposta relação entre analfabetismo e pobreza, suscitadas durante uma experiência vivenciada em Moçambique, a partir de 2001, num projeto de cooperação internacional do Programa Alfabetização Solidária e do Ministério da Educação de Moçambique (MINED), financiado pela Agência Brasileira de Cooperação Internacional (ABC) vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), em 5 das 10 províncias de Moçambique. A autora faz uma análise histórica e sociológica para compreender o país, sua diversidade e a multiplicidade de fatores que o constituem. Ao mesmo tempo, reconhecendo as configurações que permitiram integrar a Alfabetização e Educação de Adultos em Moçambique ao Plano de Ação para a Redução da Pobreza Absoluta - PARPA. Para a análise da suposta relação entre analfabetismo e pobreza em Moçambique, realizou uma retrospectiva da história do país que, em outubro de 2002, ao comemorar os 10 anos da assinatura do acordo de paz, lançou uma campanha nacional de alfabetização intitulada "Alfabetizando reduzimos a pobreza absoluta". Nesse sentido, aborda a educação de adultos, a alfabetização, a concepção de adulto em Moçambique e os estudos realizados sobre este tema por pesquisadores moçambicanos. Em seguida, retoma os estudos referentes à relação analfabetismo e pobreza problematizando o conceito de pobreza e apresentando análises sobre a pobreza em Moçambique e sobre a situação de dependência do país das organizações doadoras internacionais. Para finalizar, apresenta as  possibilidades que encontrou na relação analfabetismo e pobreza, a partir de estudos subsidiados por autores que demonstram a ligação possível entre educação e desenvolvimento humano.