VIEIRA, Márcia Aparecida Lima. Educação de
adultos, analfabetismo e pobreza em Moçambique 2006 Descrição: 178 p. Tese
(Doutorado) Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep.
Piracicaba/SP
Orientador: Raquel Pereira Chainho
Gandini
Assunto: 1. Educação - Moçambique
2.
Educação de jovens e adultos
3.
Analfabetismo
4.
Pobreza
5.
Educação de Adultos
6.
Moçambique - História
7.
Moçambique - Trabalho e emprego
Resumo:
O trabalho de Márcia Aparecida Lima
Vieira, orientada por Raquel Pereira Chainho Gandini (Unimep), surgiu de inquietações referentes à
suposta relação entre analfabetismo e pobreza, suscitadas durante uma
experiência vivenciada em Moçambique, a partir de 2001, num projeto de
cooperação internacional do Programa Alfabetização Solidária e do Ministério da
Educação de Moçambique (MINED), financiado pela Agência Brasileira de
Cooperação Internacional (ABC) vinculada ao Ministério das Relações Exteriores
(MRE), em 5 das 10 províncias de Moçambique. A autora faz uma análise histórica e sociológica para
compreender o país, sua diversidade e a multiplicidade de fatores que o
constituem. Ao mesmo tempo, reconhecendo as configurações que permitiram
integrar a Alfabetização e Educação de Adultos em Moçambique ao Plano de Ação
para a Redução da Pobreza Absoluta - PARPA. Para a análise da suposta relação
entre analfabetismo e pobreza em Moçambique, realizou uma retrospectiva da
história do país que, em outubro de 2002, ao comemorar os 10 anos da assinatura
do acordo de paz, lançou uma campanha nacional de alfabetização intitulada
"Alfabetizando reduzimos a pobreza absoluta". Nesse sentido, aborda a
educação de adultos, a alfabetização, a concepção de adulto em Moçambique e os
estudos realizados sobre este tema por pesquisadores moçambicanos. Em seguida, retoma os estudos referentes à relação analfabetismo e
pobreza problematizando o conceito de pobreza e apresentando análises sobre a
pobreza em Moçambique e sobre a situação de dependência do país das
organizações doadoras internacionais. Para finalizar, apresenta as possibilidades que
encontrou na relação analfabetismo e pobreza, a partir de estudos subsidiados
por autores que demonstram a ligação possível entre educação e desenvolvimento
humano.