Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca. Discurso, Memória e Inclusão: Reminiscências da Matemática Escolar de
Alunos Adultos do Ensino Fundamental.. 01/02/2001
1v. 482p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): DIONE LUCCHESI DE CARVALHO
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Palavras - chave:
Educação; Educação Matemática; Educação de jovens e adultos
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES
Linha(s) de pesquisa:
Educação Matemática Estudos referentes à: 1) história e filosofia da educação matemática; 2) aspectos psicológicos e cognitivos do ensino e aprendizagem matemática; 3) formação de professores de matemática para os diferentes níveis de ensino; 4) prática pedagógica do ensino
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho focaliza a enunciação de reminiscências da Matemática Escolar por alunos da Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA). A relativa estabilidade flagrada na caracterização do conteúdo e da forma dos enunciados dessas reminiscências sugere considerar um gênero discursivo próprio dos processos de ensino-aprendizagem da Matemática no contexto escolar e reconhecer na enunciação das reminiscências protagonizadas pelos alunos adultos uma atitude de manifestação, de exercício ou de busca de acesso a esse gênero. A reconstrução e a exibição de uma certa intimidade com um gênero discursivo típico da instituição escolar são aqui compreendidas como estratégias decisivas adotadas pelos sujeitos - alunos da EJA - para forjar e justificar sua inclusão no universo socialmente valorizado da cultura escolar.