Marinaide Lima de Queiroz. LETRAMENTO: AS MARCAS DA ORALIDADE NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS.. 01/08/2002

 2v. 211p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - LETRAS E LINGÜÍSTICA

 Orientador(es): Maria Francisca Oliveira Santos

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial do PPGLL

 

Email do autor:

 bmagalhaes@chla.ufal.br

 

Palavras - chave:

 Oralidade - Letramento

 

Área(s) do conhecimento: 

 LINGÜÍSTICA APLICADA

 

Banca examinadora: 

 Luiz Antônio Marcuschi

 

 Linha(s) de pesquisa:

 Descrição e Análise Lingüística  Estudo de metodologias e técnicas adequadas para depreensão e análise de fenômenos fonético-fonológicos, morfológicos e sintáticos observados em dados de línguas naturais, com ou sem documentação prévia.

 

 Dependência administrativa   Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Neste trabalho, demonstramos que as marcas de oralidade são constitutivas das produções textuais de alunos jovens e adultos em processo de letramento. Por isso, julgamos fundamental compreendermos ativamente como acontece a textualidade ou a textura de um texto. Ressaltamos que tais marcas de oralidade contribuem para dar coerência e coesão aos textos desses sujeitos em fase de alfabetização, permitindo a manifestação dos efeitos de sentido e a construção da textualidade. Além de explicitarmos como e por que os traços da oralidade estão presentes nas escritas desses sujeitos, entendemos ser necessário o alfabetizador conhecer alguns dos elementos lingüísticos geradores da coerência e coesão textuais para uma prática pedagógica eficiente e qualitativamente mais produtiva tanto no ensino da leitura quanto da escrita. Nesta análise, priorizamos o estudo da elipse, da reiteração por item lexical e da reiteração das estruturas sintáticas. Destacamos também a contribuição que a ciência da Linguagem oferece à Pedagogia, notadamente na melhoria da formação lingüística dos educadores que atuam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma vez que os estudos lingüísticos desenvolvidos tanto na área da Lingüística Textual, da Sociolingüística, da Psicolingüística, da Lingüística Aplicada, da Pragmática, da Análise do Discurso, dentre outras, possibilitam ao alfabetizador contemporâneo compreender o funcionamento do processo de constituição da textualidade nas elaborações escritas dos alunos jovens e adultos em fase de letramento.