CLARICE SALETE TRAVERSINI. Programa Alfabetização Solidária: o governamento de todos e de cada um. 01/04/2003 1v. 211p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es):
Tomaz Tadeu da Silva
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Email do autor: clarice@bage.unisinos.br
Palavras - chave: Governamentalidade, Programa Alfabetização Solidária, discur
Área(s) do conhecimento: POLÍTICA EDUCACIONAL
Banca examinadora:
Dagmar Elisabeth Estermann Meyer
LUIZ ARMANDO GANDIN
MARIA MANUELA ALVES GARCIA
MARLUCY ALVES PARAISO
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 3: CULTURA, CURRÍCULO E SOCIEDADE Considera as relações entre cultura, sociedade e currículo nas suas dimensões educativas tanto produtivas quanto reprodutivas.
Idioma(s): Português
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A presente tese consiste no estudo de uma
parcela do discurso do Programa Alfabetização Solidária (PAS), criado em 1997
para erradicar o analfabetismo no Brasil. Inspirada em conceitualizações
como governamentalidade e discurso, utilizadas por
Michel Foucault e Nikolas Rose, entre outros
pesquisadores, procurei analisar como o PAS constitui-se em uma forma de governamentalização da sociedade brasileira e dos
indivíduos. Para a operacionalização da pesquisa, selecionei um conjunto de
textos produzidos e publicados periodicamente pelo PAS no período de