DENISE APARECIDA BRITO BARRETO. Representações sociais do professor de educação de jovens e adultos sobre leitura e escrita. 01/06/2006

 1v. 238p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): DINÉA MARIA SOBRAL MUNIZ

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Anisio Teixeira-FACED e Biblioteca Central da UFB

 

Palavras - chave:

 Leitura e escrita ; Representações Sociais; Prática Docente

 

 Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 ANA PALMIRA BITTENCOURT SANTOS CASIMIRO

 

 DINÉA MARIA SOBRAL MUNIZ

 

 LÍGIA PELLON DE LIMA BULHÕES

 

 Linha(s) de pesquisa:

 FILOSOFIA, LINGUAGEM E PRÁXIS PEDAGÓGICA  OCUPA-SE COM PESQUISAS SOBRE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PSICOLINGUISTICA NA PERSPECTIVA SÓCIO-CULTURAL E PRÁXIS PEDAGÓGICA.

 

 Dependência administrativa-  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Desenvolveu-se um trabalho pedagógico visando investigar as representações sociais de professores de EJA sobre leitura e escrita em Vitória da Conquista-BA, e contribuir paralelamente, no que diz respeito à formação do professor/leitor/escritor, por ser esta uma proposta metodológica de leitura e escrita em serviço desse professor. Foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, como os métodos mais adequados para atender às expectativas deste estudo, reunindo, através delas, mais elementos para se compreender as representações sociais dos professores de EJA sobre leitura e escrita, em Vitória da Conquista-BA. Este estudo permitiu-nos constatar que para esse ensino ser eficaz faz-se necessário, entre outros fatores, que o professor mude sua prática, invertendo as prioridades que são dadas hoje no ensino de língua, em que o estudo da metalinguagem ocupa maior parte das aulas de português, sobrando tempo mínimo para a leitura e reflexão sobre os problemas por ela enfocados. Portanto, desenvolveu-se um trabalho diagnóstico, visando investigar as representações sociais dos professores de EJA, nos ambientes assinalados, e contribuir, paralelamente, no que diz respeito à formação do professor/leitor/escritor, na construção de novas metodologias e propostas de aprendizado de leitura na prática docente dos professores de EJA, tendo em vista o desenvolvimento continuado do sujeito leitor.