Eliane Aparecida Torres. Uma
escola pública para aluno adulto: do fazer ao saber.. 01/02/2006
1v. 210p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): SONIA GIUBILEI
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos; Método; Conteúdo
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Teresa Cristina Loureiro Peluso
Linha(s) de pesquisa:
Planejamento Educacional, Politicas Públicas e Gestão Educacional Estudos sobre os sistemas de ensino, o planejamento e a gestão, sobre os sistemas organizacionais e as esferas administrativas da educação, bem como das políticas do Estado, seus determinantes e o papel do educador e sua qualificação.
Dependência administrativa- Estadual
Resumo tese/dissertação:
Esse trabalho apresenta uma visão do contexto nacional, inserindo o vezo internacional, procurando revelar o terreno onde emerge a Educação de Jovens e Adultos, como surgem e se fortalecem as ideologias, que favorecem concepções equivocadas ao longo da Educação Brasileira. A pesquisa empreendida em uma escola pública de educação básica, exclusiva para jovens e adultos do ensino fundamental – Ciclo II e do ensino médio, expôs a relação ensino/aprendizagem que se modifica pelos sujeitos em ação na busca do conhecimento. As categorias de análise método/conteúdo e avaliação/objetivo nortearam categorias empíricas que constituíram o fazer, resignificaram o saber, qualificando a práxis pedagógica.