Eliane Aparecida Torres. Uma escola pública para aluno adulto: do fazer ao saber.. 01/02/2006

 1v. 210p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): SONIA GIUBILEI

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos; Método; Conteúdo

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Teresa Cristina Loureiro Peluso

 

Linha(s) de pesquisa:

 Planejamento Educacional, Politicas Públicas e Gestão Educacional  Estudos sobre os sistemas de ensino, o planejamento e a gestão, sobre os sistemas organizacionais e as esferas administrativas da educação, bem como das políticas do Estado, seus determinantes e o papel do educador e sua qualificação.

 

Dependência administrativa-  Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Esse trabalho apresenta uma visão do contexto nacional, inserindo o vezo internacional, procurando revelar o terreno onde emerge a Educação de Jovens e Adultos, como surgem e se fortalecem as ideologias, que favorecem concepções equivocadas ao longo da Educação Brasileira. A pesquisa empreendida em uma escola pública de educação básica, exclusiva para jovens e adultos do ensino fundamental – Ciclo II e do ensino médio, expôs a relação ensino/aprendizagem que se modifica pelos sujeitos em ação na busca do conhecimento. As categorias de análise método/conteúdo e avaliação/objetivo nortearam categorias empíricas que constituíram o fazer, resignificaram o saber, qualificando a práxis pedagógica.