Mara Sílvia André Ewbank. O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO PARA CRIANÇAS E
ADULTOS: concei- tos, princípios e metodologias.. 01/03/2002
1v. 176p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ORLY ZUCATTO MANTOVANI DE ASSIS
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Email do autor:
ewbank@coc.com.br
Palavras - chave:
ensino;multiplicação;didática
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Lino de Macedo
Linha(s) de pesquisa:
Ensino e Formação do Professor Estudos dos diferentes aspectos relativos a formação do profissional de educação para atuação nos vários níveis de ensino na educação formal e no âmbito da educação não-formal.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Dependência administrativa Estadual
Resumo tese/dissertação:
Verificou-se como os professores de 3ª série do Ensino Fundamental (EF) e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensinam a noção de multiplicação. Analisou-se os processos de ensino, materiais que utilizam,a influência de suas concepções e crenças, conhecimento que possuem sobre o conteúdo proposto, estratégias que organizam estabelecendo as diferenças e semelhanças entre os dois grupos de professores (EF) e (EJA). Com cinco sujeitos em cada grupo, aplicou-se as técnicas de: Gravação em Vídeo e Áudio, entrevista de Estimulação de Recordação, Entrevista, Questionário de Crenças e Problemas de Multiplicação Formulados pelos professores. A análise dos dados aponta para uma relação positiva entre as concepções que os professores têm sobre a multiplicação e as crenças e conceitos sobre ensino e aprendizagem, funcionando como elementos organizadores dos processos de ensino tanto para crianças como para adultos. A formação inicial dos professores não foi suficiente para que os me