Mara Sílvia André Ewbank. O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADULTOS: concei- tos, princípios e metodologias.. 01/03/2002

 1v. 176p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ORLY ZUCATTO MANTOVANI DE ASSIS

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Email do autor:

 ewbank@coc.com.br

 

 Palavras - chave:

 ensino;multiplicação;didática

 

 Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Lino de Macedo

 

 Linha(s) de pesquisa:

 Ensino e Formação do Professor  Estudos dos diferentes aspectos relativos a formação do profissional de educação para atuação nos vários níveis de ensino na educação formal e no âmbito da educação não-formal.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

 

Dependência administrativa   Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Verificou-se como os professores de 3ª série do Ensino Fundamental (EF) e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensinam a noção de multiplicação. Analisou-se os processos de ensino, materiais que utilizam,a influência de suas concepções e crenças, conhecimento que possuem sobre o conteúdo proposto, estratégias que organizam estabelecendo as diferenças e semelhanças entre os dois grupos de professores (EF) e (EJA). Com cinco sujeitos em cada grupo, aplicou-se as técnicas de: Gravação em Vídeo e Áudio, entrevista de Estimulação de Recordação, Entrevista, Questionário de Crenças e Problemas de Multiplicação Formulados pelos professores. A análise dos dados aponta para uma relação positiva entre as concepções que os professores têm sobre a multiplicação e as crenças e conceitos sobre ensino e aprendizagem, funcionando como elementos organizadores dos processos de ensino tanto para crianças como para adultos. A formação inicial dos professores não foi suficiente para que os me