NOELI PRESTES PADILHA RIVAS. As reformas curriculares no processo de
constituição das escolas de formação de professores no Estado do Paraná.
01/02/2003
1v. 293p. Doutorado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/ RIBEIRÃO PRETO - PSICOLOGIA
Orientador(es): ZÉLIA MARIA MENDES BIASOLI ALVES
Biblioteca Depositaria: CAMPUS DA USP - RP
Email do autor:
noerivas@ffclrp.usp.br
Palavras - chave: formação de professores; currículo; política educacional
Área(s) do conhecimento: CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Banca examinadora:
DEMERVAL SAVIANI
LISETE DINIZ RIBAS CASAGRANDE
LÉA DAS GRAÇAS CAMARGOS ANASTASIOU
PAULO DE TARSO OLIVEIRA
ZÉLIA MARIA MENDES BIASOLI ALVES
Linha(s) de pesquisa: PROCESSOS PSICOLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO Obj. estudar:a)c/o o indivíduo se desenvolve enq. sujeito na interação e c/ meio físico e social, em determ. contextos sócio-histór.; b)as formas pelas quais o indivíduo apreende, transf.,integra e organiza informações ambiente;c)fatores risco p/ desenvol
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
No Brasil, o reconhecimento da importância e centralidade da educação escolar tem subsidiado um fecundo debate para a proposição de políticas de Estado para o setor, ainda que pese a convivência com milhões de analfabetos jovens e adultos e significativos índices de evasão e repetência. Neste cenário, a formação de professores emerge como uma das mais importantes políticas públicas, pois os desafios colocados à escola exigem do trabalho educativo outro patamar profissional, muito superior ao existente. A instituição "escola normal" e suas reformas têm sido objeto constante de análise por parte dos teóricos da educação, pesquisadores e todos aqueles que de algum modo se interessam pelo problema da educação no Brasil. Este trabalho se propõe realizar um estudo sobre as reformas curriculares no processo de constituição das escolas de formação de professores no Estado do Paraná, focalizando a sua evolução, a sua concepção e os contornos dos modelos pedagógicos. O estudo foi desenvolvido através do exame de material bibliográfico e documental. Essa análise revelou uma multiplicidade de níveis de formação de professores, centralização de poder pelo Estado e concepções de currículo conflitantes, não atendendo as necessidades da população paranaense. Nesse estudo defende-se, portanto, a melhor qualificação seja dos futuros profissionais, seja dos já atuantes no sistema de ensino. Sugere-se, como desejável, a formação de grau superior, embora se proponha um gradiente de níveis que ainda mantém como centro de gravidade a antiga "escola normal", atualmente, como "nível de passagem" para aquele, entendido como ponto de chegada.