NOELI PRESTES PADILHA RIVAS. As reformas curriculares no processo de constituição das escolas de formação de professores no Estado do Paraná. 01/02/2003

 1v. 293p. Doutorado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/ RIBEIRÃO PRETO - PSICOLOGIA

 Orientador(es): ZÉLIA MARIA MENDES BIASOLI ALVES

 Biblioteca Depositaria: CAMPUS DA USP - RP

 

Email do autor:

 noerivas@ffclrp.usp.br

 

 Palavras - chave:   formação de professores; currículo; política educacional

 

Área(s) do conhecimento: CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E  POLÍTICA EDUCACIONAL

 

Banca examinadora: 

 DEMERVAL SAVIANI

 

 LISETE DINIZ RIBAS CASAGRANDE

 

 LÉA DAS GRAÇAS CAMARGOS ANASTASIOU

 

 PAULO DE TARSO OLIVEIRA

 

 ZÉLIA MARIA MENDES BIASOLI ALVES

 

 

 Linha(s) de pesquisa: PROCESSOS PSICOLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO  Obj. estudar:a)c/o o indivíduo se desenvolve enq. sujeito na interação e c/ meio físico e social, em determ. contextos sócio-histór.; b)as formas pelas quais o indivíduo apreende, transf.,integra e organiza informações ambiente;c)fatores risco p/ desenvol

 

 Dependência administrativa

  Estadual

 

 Resumo tese/dissertação:

 No Brasil, o reconhecimento da importância e centralidade da educação escolar tem subsidiado um fecundo debate para a proposição de políticas de Estado para o setor, ainda que pese a convivência com milhões de analfabetos jovens e adultos e significativos índices de evasão e repetência. Neste cenário, a formação de professores emerge como uma das mais importantes políticas públicas, pois os desafios colocados à escola exigem do trabalho educativo outro patamar profissional, muito superior ao existente. A instituição "escola normal" e suas reformas têm sido objeto constante de análise por parte dos teóricos da educação, pesquisadores e todos aqueles que de algum modo se interessam pelo problema da educação no Brasil. Este trabalho se propõe realizar um estudo sobre as reformas curriculares no processo de constituição das escolas de formação de professores no Estado do Paraná, focalizando a sua evolução, a sua concepção e os contornos dos modelos pedagógicos. O estudo foi desenvolvido através do exame de material bibliográfico e documental. Essa análise revelou uma multiplicidade de níveis de formação de professores, centralização de poder pelo Estado e concepções de currículo conflitantes, não atendendo as necessidades da população paranaense. Nesse estudo defende-se, portanto, a melhor qualificação seja dos futuros profissionais, seja dos já atuantes no sistema de ensino. Sugere-se, como desejável, a formação de grau superior, embora se proponha um gradiente de níveis que ainda mantém como centro de gravidade a antiga "escola normal", atualmente, como "nível de passagem" para aquele, entendido como ponto de chegada.