Teresa Cristina Loureiro Peluso. Diálogo & Conscientização: alternativas
pedagógicas nas políticas públicas de educação de jovens e adultos. 01/02/2003
1v. 110p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): SONIA GIUBILEI
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Email do autor:
t908370@dac.unicamp.br
Palavras - chave:
Educação de Jovens e adultos; Diálogo; Conscientização
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Alexandrina Monteiro
Linha(s) de pesquisa:
Planejamento Educacional, Políticas Públicas e Gestão Educacional Est. e pesq. sobre sist. de ensino, planej. e gestão educacional, os sist. organizacionais nos níveis de ensino e esferas admin.; políticas educacionais do Br e de outros países, políticas do Estado, seus determinantes e o papel do educador e sua qualif.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Esta tese tem como objetivo principal analisar
a telessala enquanto uma alternativa de política
pública para a Educação de Jovens e Adultos- EJA, no sentido de averigar em que pode ser considerada com efetivadora de um processo educativo que implica o conceito
de diálogo interpretado como instrumento de conscientização. Aqui se pretende
ainda argumentar que essa modalidade de ensino tem certas especificidades
próprias. Assim, educandos jovens e adultos têm
necessidade de frequentar espaços coletivos, de tal
forma que lhes seja possível reconhecerem-se nos outros, compartilharem
experiências pessoais e dialogarem com seus interlocutores que sejam capazes de
faz ê-los avançar na direção de conceitos mais
esclarecedores. Nesta tese se pretende utilizar a concepção de diálogo como
instrumento de conscientização, a partir das teorias de Sócrates e Paulo Freire,
para a análise da telessala como alternativa de
política pública