Teresa Cristina Loureiro Peluso. Diálogo & Conscientização: alternativas pedagógicas nas políticas públicas de educação de jovens e adultos. 01/02/2003

 1v. 110p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): SONIA GIUBILEI

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Email do autor:

 t908370@dac.unicamp.br 

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e adultos; Diálogo; Conscientização

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Alexandrina Monteiro 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Planejamento Educacional, Políticas Públicas e Gestão Educacional  Est. e pesq. sobre sist. de ensino, planej. e gestão educacional, os sist. organizacionais nos níveis de ensino e esferas admin.; políticas educacionais do Br e de outros países, políticas do Estado, seus determinantes e o papel do educador e sua qualif.

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta tese tem como objetivo principal analisar a telessala enquanto uma alternativa de política pública para a Educação de Jovens e Adultos- EJA, no sentido de averigar em que pode ser considerada com efetivadora de um processo educativo que implica o conceito de diálogo interpretado como instrumento de conscientização. Aqui se pretende ainda argumentar que essa modalidade de ensino tem certas especificidades próprias. Assim, educandos jovens e adultos têm necessidade de frequentar espaços coletivos, de tal forma que lhes seja possível reconhecerem-se nos outros, compartilharem experiências pessoais e dialogarem com seus interlocutores que sejam capazes de faz ê-los avançar na direção de conceitos mais esclarecedores. Nesta tese se pretende utilizar a concepção de diálogo como instrumento de conscientização, a partir das teorias de Sócrates e Paulo Freire, para a análise da telessala como alternativa de política pública em EJA. O ponto central desse trabalho refere-se ao exame das possibilidades da telessala, enquanto alternativa de política pública, consideradas as especificidades de educandos de EJA, com especial referência à possibilidade de exercício do diálogo.