TANIA REGINA RAITZ. Jovens, trtabalho e educação: rede de significados dos processos identitários na Ilha de Santa Catarina. 01/11/2003

 1v. 370p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Nilton Bueno Fischer

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO

 

Email do autor:

 flraitz@terra.com.br

 

Palavras - chave:

 juventude; educação e trabalho; processos identitários;

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 GILBERTO FERREIRA DA SILVA

 

Linha(s) de pesquisa:

 EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO  Voltado para as políticas que atravessam o campo da educação nas suas mais variadas intencionalidades e nos múltiplos campos do fazer-pensar em que se projeta o ato educativo.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O campo sobre Juventude, Trabalho e Educação compõe a referência deste trabalho. O objeto desta pesquisa é analisar a rede de significados dos processos identitários de jovens egressos dos cursos de Educação Profissional da CUT e do SENAI na microrregião de Florianópolis, realizada nos anos de 2002 e 2003. A metodologia de natureza quantitativa e qualitativa teve como eixos de análise, num primeiro momento, 60 jovens e, num segundo momento, uma amostra de oito jovens constituiu fios condutores para a análise.Estes integrantes de grupos musicais religiosos, grupos de esportes, participantes em ações voluntárias e uma experiência de auto-gestão configuraram aquilo que denomino potência de ação como processo educativo. Diário de campo, questionário, entrevistas individuais abertas e semi-estruturadas foram instrumentos relevantes na investigação. Procura-se ainda analisar as relações que os jovens estabelecem com a família, o lugar e o sentido do trabalho, a experiência com o desemprego, seus projetos e sonhos, a escola e as interfaces com a Educação Profissional, bem como os processos de construção de suas identidades individuais e coletivas nestes espaços. As elaborações sobre identidade têm como contribuição essencial a obra de Alberto Melucci, compondo um esquadrinhamento teórico referencial na área da pesquisa realizada. A análise dos dados empíricos também foi fundamentada nos principais autores: Sposito, Pais, Elias, Morin, Arendt, Sawaia e Dubet. As práticas desenvolvidas pelos jovens significam discutir que existe um processo educativo para além do trabalho formal como eixo estruturante. Os resultados da pesquisa apontam para uma rede complexa e heterogênea vivida pelos jovens, é na complexidade destas relações entre família, escola, formação, nos grupos e ações sociais que os jovens constroem sua identidade partir das experiências que coadunam com as transformações em curso na sociedade contemporânea. Este estudo também direciona para o foco de que pensar políticas públicas para a juventude, cursos de Educação Profissional, através de instituições como SENAI e CUT, significa planejar e potencializar essa diversidade encontrada nas experiências e ações desenvolvidas pelos jovens, numa nova concepção como sujeitos de direitos, que não sejam só ouvidos para subsidiar políticas para si próprios, que 'assumam' programas, atividades, ações como também responsáveis e não só executores, mas sujeitos de 'autoria'.