Alaide Aparecida dos Santos Fernandes. Gênero e práticas de produção dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2007                                                                      

 

1v. 184p.  Doutorado. PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO.

 

Orientador(es): João Hilton Sayeg de Siqueira

 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital PUC-SP

 

 

Palavras- chaves:

Gêneros textuais; gêneros discursivos; leitura; ensino de leitura.

 

 

Área(s) de conhecimento: LÍGUA PORTUGUESA

 

 

Banca examinadora:

 

JOÃO HILTON SAYEG DE SIQUEIRA

 

EMANUEL MESSIAS CARDOSO SILVA

 

ZILDA GASPAR OLIVEIRA DE AQUINO

 

ANNA MARIA MARQUES CINTRA

 

LEONOR LOPES FAVERO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 

Não foi informado pela autora no trabalho

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: Não foi informado.

 

Dependência administrativa                                                                                              

 

Privada

 

  

Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa de doutorado realizada no Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo faz um estudo dos gêneros textuais discursivos restritos às atividades de produção dos alunos de 5 a 8 séries do Ensino Fundamental, que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral do trabalho é contribuir para um ensino mais adequado das atividades de linguagem, por meio da conciliação das teorias sócio-discursivas às práticas de produção de textos. Os objetivos específicos são: 1) identificar os gêneros textuais predominantes nas atividades discursivas dos alunos da EJA; 2) identificar as características estruturais e funcionais desses gêneros; 3) apresentar uma proposta para o ensino de leitura para esses alunos, a partir dos dados obtidos nesta investigação. Esta pesquisa se justifica porque, atualmente, existe uma tendência sóciointeracionista no estudo da linguagem que recomenda que o ensino-aprendizagem da língua deve basear-se no ensino dos gêneros textuais. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), documento oficial que orienta a elaboração de propostas pedagógicas nas escolas, propõem a sistematização de determinados gêneros. Tendo por hipótese que os usuários de uma língua não se utilizam dos mesmos gêneros textuais discursivos, entendemos que é necessário identificar os gêneros que permeiam as práticas discursivas dos alunos da EJA e, em seguida, estudá-los, para melhor conhecê-los e utilizá-los, didaticamente, no ensino de língua materna. Duas áreas dão sustentação teórica a esta pesquisa: a Lingüística do Texto e a Lingüística do Discurso. A primeira fundamentou o estudo dos mecanismos lingüísticos e textuais do gênero; a segunda subsidiou o estudo da complexidade discursiva na qual os gêneros se constituem. Os resultados obtidos possibilitam repensar as práticas de produção sob a perspectiva de dois gêneros textuais: o panfleto e a notícia.