Alaide Aparecida dos Santos
Fernandes. Gênero e práticas de produção dos alunos da Educação de Jovens e
Adultos. 2007
1v. 184p. Doutorado. PONTIFICIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO.
Orientador(es): João Hilton Sayeg de Siqueira
Biblioteca
Depositaria: Biblioteca Digital PUC-SP
Palavras-
chaves:
Gêneros textuais; gêneros discursivos; leitura; ensino de leitura.
Área(s)
de conhecimento: LÍGUA PORTUGUESA
Banca
examinadora:
JOÃO HILTON SAYEG DE SIQUEIRA
EMANUEL
MESSIAS CARDOSO SILVA
ZILDA
GASPAR OLIVEIRA DE AQUINO
ANNA
MARIA MARQUES CINTRA
LEONOR
LOPES FAVERO
Linha(s)
de pesquisa:
Não
foi informado pela autora no trabalho
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: Não foi informado.
Dependência
administrativa
Privada
Resumo
tese/dissertação:
Esta pesquisa de doutorado realizada no
Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo faz um estudo dos gêneros textuais discursivos restritos às atividades de
produção dos alunos de 5 a 8 séries do Ensino Fundamental, que cursam a
Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral do trabalho é contribuir
para um ensino mais adequado das atividades de linguagem, por meio da
conciliação das teorias sócio-discursivas às práticas de produção de textos. Os
objetivos específicos são: 1) identificar os gêneros textuais predominantes nas
atividades discursivas dos alunos da EJA; 2) identificar as características
estruturais e funcionais desses gêneros; 3) apresentar uma proposta para o
ensino de leitura para esses alunos, a partir dos dados obtidos nesta
investigação. Esta pesquisa se justifica porque, atualmente, existe uma
tendência sóciointeracionista no estudo da linguagem
que recomenda que o ensino-aprendizagem da língua deve basear-se no ensino dos
gêneros textuais. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),
documento oficial que orienta a elaboração de propostas pedagógicas nas
escolas, propõem a sistematização de determinados gêneros. Tendo por hipótese
que os usuários de uma língua não se utilizam dos mesmos gêneros textuais
discursivos, entendemos que é necessário identificar os gêneros que permeiam as
práticas discursivas dos alunos da EJA e, em seguida, estudá-los, para melhor
conhecê-los e utilizá-los, didaticamente, no ensino de língua materna. Duas
áreas dão sustentação teórica a esta pesquisa: a Lingüística do Texto e a
Lingüística do Discurso. A primeira fundamentou o estudo dos mecanismos lingüísticos e textuais do gênero; a segunda subsidiou o
estudo da complexidade discursiva na qual os gêneros se constituem. Os
resultados obtidos possibilitam repensar as práticas de produção sob a
perspectiva de dois gêneros textuais: o panfleto e a notícia.