Jose Luiz Fazzi. Itinerários formativos e curriculares na educação de jovens e adultos. 2007                                                                                                                                                          

1v. 220 p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GEREAIS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.                                                                                                                    

Orientador: Leôncio José Gomes Soares                                                                                 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UFMG

 

Palavras- chaves:

Educação de jovens e adultos

 

Área(s) de conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca:                                                                                                                                          

LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES                                                                                                    

JUAREZ TARCISIO DAYRELL                                                                                                                       

JULIO EMILIO DINIZ PEREIRA                                                                                                                   

MARIA CLARA DI PIERRO                                                                                                                        

ELIANE RIBEIRO ANADRADE

 

Linha(s) de pesquisa:

SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES

Dependência administrativa                                                                                                       

Federal

 

 Resumo tese/dissertação:

Esta tese de doutorado sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge com o objetivo de analisar itinerários formativos de adultos, através de uma análise aberta, dialética e relacional no campo da educação de jovens e adultos. Como itinerários formativos estamos compreendendo os processos constituintes de um percurso de formação que estão presentes nas práticas educativas envolvendo professores, adultos, jovens, instituições e sistema escolar. Algumas questões acompanham este trabalho: como vem se constituindo o campo da educação de jovens e adultos a partir da construção de seus projetos políticos pedagógicos e das práticas educativas. Mais especificamente, como se dão as relações de poder e de saber nas práticas educativas da educação de jovens e adultos? Que papéis desempenham nessas relações os currículos que são estabelecidos nas escolas de EJA? Buscamos estabelecer um diálogo entre os atores sociais da EJA com outros pesquisadores como Paulo Freire, Gastón Bachelar, Gimeno Sacristán, Carlos Rodrigues Brandão, Miguel Arroyo e outros autores que pensam a educação e a EJA, realizando assim uma pesquisa de cunho qualitativo. Analisamos, em especial, o Projeto de Educação de Trabalhadores (PET) da Escola Municipal União Comunitária e o trabalho de EJA da Escola Municipal Caio Líbano Soares, na Rede de Ensino de Belo Horizonte. Educação de Jovens e Adultos: seu nome e sua inserção no sistema de ensino brasileiro trazem de início uma contradição, ou pelo menos, indica uma tensão entre educar e ensinar. Ela tem sua origem na Educação Popular, mas aventura-se nos espaços e tempos escolares. A Educação popular quer ensinar, mas seu objetivo é educar. A EJA quer educar, mas, enquanto escola, objetiva ensinar. Assim, currículos e metodologias são construídos na Educação Popular de forma mais livre e aberta, na EJA é uma construção negociada com professores, alunos, jovens, adultos e, principalmente, com o sistema oficial de ensino, que busca enquadrar a Educação nos trilhos do ensino ou das diretrizes curriculares. No entanto, a EJA pode ser o campo de construção de uma utopia possível na busca de uma educação de direito e de qualidade para jovens, adolescentes e adultos.