Jose Luiz Fazzi.
Itinerários formativos e curriculares na educação de jovens e adultos. 2007
1v. 220 p. Doutorado. UNIVERSIDADE
FEDERAL DE MINAS GEREAIS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
Orientador:
Leôncio José Gomes Soares
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UFMG
Palavras-
chaves:
Educação
de jovens e adultos
Área(s) de
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca:
LEÔNCIO
JOSÉ GOMES SOARES
JUAREZ
TARCISIO DAYRELL
JULIO
EMILIO DINIZ PEREIRA
MARIA CLARA
DI PIERRO
ELIANE RIBEIRO
ANADRADE
Linha(s) de pesquisa:
SOCIEDADE,
CULTURA E EDUCAÇÃO
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta
tese de doutorado sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge com o
objetivo de analisar itinerários formativos de adultos, através de uma análise
aberta, dialética e relacional no campo da educação de jovens e adultos. Como itinerários formativos estamos compreendendo os processos
constituintes de um percurso de formação que estão presentes nas práticas
educativas envolvendo professores, adultos, jovens, instituições e sistema
escolar. Algumas questões acompanham este trabalho: como vem se constituindo o
campo da educação de jovens e adultos a partir da construção de seus projetos
políticos pedagógicos e das práticas educativas. Mais especificamente, como se
dão as relações de poder e de saber nas práticas educativas da educação de
jovens e adultos? Que papéis desempenham nessas relações os currículos que são
estabelecidos nas escolas de EJA? Buscamos estabelecer um diálogo entre os
atores sociais da EJA com outros pesquisadores como Paulo Freire, Gastón Bachelar, Gimeno Sacristán, Carlos Rodrigues Brandão,
Miguel Arroyo e outros autores que pensam a educação e a EJA, realizando assim
uma pesquisa de cunho qualitativo. Analisamos, em especial, o Projeto de
Educação de Trabalhadores (PET) da Escola Municipal União Comunitária e o
trabalho de EJA da Escola Municipal Caio Líbano Soares, na Rede de Ensino de
Belo Horizonte. Educação de Jovens e Adultos: seu nome e sua inserção no
sistema de ensino brasileiro trazem de início uma contradição, ou pelo menos,
indica uma tensão entre educar e ensinar. Ela tem sua origem na Educação
Popular, mas aventura-se nos espaços e tempos
escolares. A Educação popular quer ensinar, mas seu objetivo é educar. A EJA
quer educar, mas, enquanto escola, objetiva ensinar. Assim, currículos e
metodologias são construídos na Educação Popular de forma mais livre e aberta,
na EJA é uma construção negociada com professores, alunos, jovens, adultos e,
principalmente, com o sistema oficial de ensino, que busca enquadrar a Educação
nos trilhos do ensino ou das diretrizes curriculares. No entanto, a EJA pode
ser o campo de construção de uma utopia possível na busca de uma educação de
direito e de qualidade para jovens, adolescentes e adultos.