CLEIDE MARIA QUEVEDO QUIXADA VIANA. O ENSINO MÉDIO NOTURNO SOB O SIGNO DA REFORMA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR.. 01/06/2001

 1v. 328p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA SUSANA VASCONCELOS JIMENEZ

 Biblioteca Depositaria: HUMANIDADES/UFC

 

Palavras - chave:

 TRABALHO - ENSINO MÉDIO NOTURNO - FORMACAO DO EDUCADOR

 

Área(s) do conhecimento: 

 POLÍTICAS PÚBLICAS

 

Banca examinadora: 

 FRANCISCO HORÁCIO DA SILVA FROTA

 

Linha(s) de pesquisa:

 TRABALHO E EDUCAÇÃO  ESTUDO DAS QUESTÕES RELATIVAS AO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, OS IMPACTOS DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO, A EDUCAÇÃO DAS CLASSES TRABALHADORAS, A POLITECNIA. O TRABALHADOR DA EDUC. E A ORGANIZAÇÃO DO TRAB. NA ESCOLA.

 

 Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:  FUNCAP

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O PRESENTE ESTUDO DISCUTE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO/ENSINO MÉDIO NOTURNO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR. ALÉM DE TRAÇAR, EM LINHAS GERAIS, A EVOLUÇÃO DESSE NÍVEL DE ENSINO NO BRASIL E NO CEARÁ, DISCUTE O PROJETO NEOLIBERAL COMO FATOR DETERMINANTE DA ATUAL POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR; EXAMINA A ATUAL LDB E A LEGISLAÇÃO RELATIVA AO ENSINO MÉDIO; BEM COMO AS PRINCIPAIS CRÍTICAS QUE VÊM SIDO PRODUZIDAS SOBRE AS PROPOSTAS LEGAIS, POR IMPORTANTES TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. REGISTRA, POR FIM, A AVALIAÇÃO DOS DOCENTES, DISCENTES E REPRESENTANTES SINDICAIS SOBRE A REALIDADE DESSA ESCOLA. O ESTUDO ACABOU POR CONFIRMAR AS TRÊS HIPÓTESES NORTEADORAS: AS REFORMULAÇÕES LEGAIS NO ENSINO MÉDIO, DE ACORDO COM AS DETERMINAÇÕES D0 PROJETO NEOLIBERAL NÃO REPRESENTAM UM AVANÇO LEGÍTIMO NO PROCESSO DE UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO-MÉDIO; AGUDIZA-SE COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO O DUALISMO ENTRE FORMAÇÃO GERAL E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO, DISTANCIANDO-SE DO IDEAL DA ESCOLA UNITÁRIA; AS CONDIÇÕES DE TRABALHO (ENSINO-APRENDIZAGEM) DOCENTE E DISCENTE NO ENSINO MÉDIO NOTURNO PERMANECEM SIGINIFICATIVAMENTE PRECÁRIAS APESAR DO DISCURSO OFICIAL. ELEGEU-SE O TRABALHO COMO CATEGORIA CENTRAL DA ANÁLISE, A QUAL SE BUSCOU TECER A PARTIR DE UMA RELAÇÃO COM A TOTALIDADE A DETERMINAÇÕES IMPOSTAS PELO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, REFLETIDAS DIALETICAMENTE NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE DE CLASSES. A PESQUISA, DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA, TEVE COMO CAMPO EMPÍRICO, O COLÉGIO ESTADUAL JUSTINIANO DE SERPA. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 40 ALUNOS E 9 PROFESSORES DESSE ESTABELECIMENTO, ALÉM DE 4 REPRESENTANTES SINDICAIS, TÉCNICOS DO CREDE 21 E DA SEDUC. OS INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO FORAM O QUESTIONÁRIO SEMI-ABERTO E A ENTREVISTA. AS CONCLUSÕES ESTÃO, DE UM MODO GERAL, SINTONIZADAS COM AS POSIÇÕES CRÍTICAS FORMULADAS PELOS AUTORES PESQUISADOS, APONTANDO QUE A REFORMA ATENDE ÀS EXIGÊNCIAS DO MODELO NEOLIBERAL E DOS ORGANISMOS FINANCEIROS INTERNACIONAIS, DISTANCIANDO-SE DECISIVAMENTE DO HORIZONTE DA ESCOLA UNITÁRIA A QUE SE REFERE O TEXTO LEGAL, AGUDIZANDO-SE O DUALISMO ATRAVÉS DO DECRETO Nº 2.208/97, O QUE FICA DEVIDAMENTE ILUSTRADO COM O PLANFOR. NO CEARÁ, TAL POLÍTICA É REFORÇADA PELA CRIAÇÃO DOS LICEUS, DO PROGRAMA TEMPO DE AVANÇAR E DO ATUAL SISTEMA DE AVALIAÇÃO. OS PROFESSORES ACRESCENTAM AOS ANTIGOS PROBLEMAS - DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, DEFASAGEM SALARIAL, CANSAÇO FÍSICO E FALTA DE RECURSOS - A DISCUSSÃO INSUFICIENTE EM TORNO DA REFORMA E O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EXECESSIVAMENTE MINUNCIOSO E BUROCRATIZADO. OS ALUNOS CONTINUAM CLASSIFICANDO O ENSINO MÉDIO NOTURNO COMO FRACO, CANSATIVO, DESORGANIZADO, COM AULAS ALIGEIRADAS, VÍTIMA DO DESCASO DO PODER PÚBLICO, CRITICANDO, AINDA, O TEMPO DE AVANÇAR E CLAMANDO PELO RETORNO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE. AS REPRESENTANTES DO SINDIUTE E DA CUT SE MOSTRAM CONTRÁRIAS AO PLANFOR, QUE É ACEITO, COM ALGUMA RESERVA, PELA APEOC. APESAR DE RECONHECER GRAVES PROBLEMAS DO ENSINO MÉDIO E DA FORMA ÇÃO DO TRABALHADOR, ESSAS ENTIDADES TÊM ENCONTRADO DIFICULDADES EM FORMULAR E DEFENDER UM PROJETO CONCRETO DE LUTA EM TORNO DA QUESTÃO. A ESCOLA DO TRABALHADOR PERMANECE OFERECENDO UM ENSINO DE BAIXA QUALIDADE, PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO, NÃO CUMPRINDO O SEU PAPEL SOCIAL, SEQUER NA PERSPECTIVA PROCLAMADA PELA BURGUESIA. O "CANTO DA SEREIA" PERMANECE UMA ILUSÃO!