CLEIDE MARIA QUEVEDO QUIXADA VIANA. O
ENSINO MÉDIO NOTURNO SOB O SIGNO DA REFORMA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO
TRABALHADOR.. 01/06/2001
1v. 328p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA SUSANA VASCONCELOS JIMENEZ
Biblioteca Depositaria: HUMANIDADES/UFC
Palavras - chave:
TRABALHO - ENSINO MÉDIO NOTURNO - FORMACAO DO EDUCADOR
Área(s) do conhecimento:
POLÍTICAS PÚBLICAS
Banca examinadora:
FRANCISCO HORÁCIO DA SILVA FROTA
Linha(s) de pesquisa:
TRABALHO E EDUCAÇÃO ESTUDO DAS QUESTÕES RELATIVAS AO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, OS IMPACTOS DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO, A EDUCAÇÃO DAS CLASSES TRABALHADORAS, A POLITECNIA. O TRABALHADOR DA EDUC. E A ORGANIZAÇÃO DO TRAB. NA ESCOLA.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: FUNCAP
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O PRESENTE
ESTUDO DISCUTE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO/ENSINO MÉDIO NOTURNO E SUAS
IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR. ALÉM DE TRAÇAR, EM LINHAS GERAIS, A
EVOLUÇÃO DESSE NÍVEL DE ENSINO NO BRASIL E NO CEARÁ, DISCUTE O PROJETO
NEOLIBERAL COMO FATOR DETERMINANTE DA ATUAL POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO
TRABALHADOR; EXAMINA A ATUAL LDB E A LEGISLAÇÃO RELATIVA AO ENSINO MÉDIO; BEM
COMO AS PRINCIPAIS CRÍTICAS QUE VÊM SIDO PRODUZIDAS SOBRE AS PROPOSTAS LEGAIS,
POR IMPORTANTES TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. REGISTRA, POR FIM, A AVALIAÇÃO
DOS DOCENTES, DISCENTES E REPRESENTANTES SINDICAIS SOBRE A REALIDADE DESSA
ESCOLA. O ESTUDO ACABOU POR CONFIRMAR AS TRÊS HIPÓTESES NORTEADORAS: AS
REFORMULAÇÕES LEGAIS NO ENSINO MÉDIO, DE ACORDO COM AS DETERMINAÇÕES D0 PROJETO
NEOLIBERAL NÃO REPRESENTAM UM AVANÇO LEGÍTIMO NO PROCESSO DE UNIVERSALIZAÇÃO DO
ENSINO-MÉDIO; AGUDIZA-SE COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO O DUALISMO ENTRE
FORMAÇÃO GERAL E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO, DISTANCIANDO-SE DO IDEAL DA ESCOLA
UNITÁRIA; AS CONDIÇÕES DE TRABALHO (ENSINO-APRENDIZAGEM) DOCENTE E DISCENTE NO
ENSINO MÉDIO NOTURNO PERMANECEM SIGINIFICATIVAMENTE PRECÁRIAS APESAR DO
DISCURSO OFICIAL. ELEGEU-SE O TRABALHO COMO CATEGORIA CENTRAL DA ANÁLISE, A
QUAL SE BUSCOU TECER A PARTIR DE UMA RELAÇÃO COM A TOTALIDADE A DETERMINAÇÕES
IMPOSTAS PELO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, REFLETIDAS DIALETICAMENTE NO CONTEXTO
DE UMA SOCIEDADE DE CLASSES. A PESQUISA, DE NATUREZA
TEÓRICO-PRÁTICA, TEVE COMO CAMPO EMPÍRICO, O COLÉGIO ESTADUAL JUSTINIANO
DE SERPA. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 40 ALUNOS E 9 PROFESSORES DESSE
ESTABELECIMENTO, ALÉM DE 4 REPRESENTANTES SINDICAIS, TÉCNICOS DO CREDE 21 E DA
SEDUC. OS INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO FORAM O QUESTIONÁRIO
SEMI-ABERTO E A ENTREVISTA. AS CONCLUSÕES ESTÃO, DE UM
MODO GERAL, SINTONIZADAS COM AS POSIÇÕES CRÍTICAS FORMULADAS PELOS AUTORES
PESQUISADOS, APONTANDO QUE A REFORMA ATENDE ÀS EXIGÊNCIAS DO MODELO NEOLIBERAL
E DOS ORGANISMOS FINANCEIROS INTERNACIONAIS, DISTANCIANDO-SE DECISIVAMENTE DO
HORIZONTE DA ESCOLA UNITÁRIA A QUE SE REFERE O TEXTO LEGAL, AGUDIZANDO-SE O
DUALISMO ATRAVÉS DO DECRETO Nº 2.208/97, O QUE FICA DEVIDAMENTE ILUSTRADO COM O
PLANFOR. NO CEARÁ, TAL POLÍTICA É REFORÇADA PELA CRIAÇÃO DOS LICEUS, DO
PROGRAMA TEMPO DE AVANÇAR E DO ATUAL SISTEMA DE AVALIAÇÃO. OS PROFESSORES
ACRESCENTAM AOS ANTIGOS PROBLEMAS - DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, DEFASAGEM
SALARIAL, CANSAÇO FÍSICO E FALTA DE RECURSOS - A DISCUSSÃO INSUFICIENTE EM
TORNO DA REFORMA E O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EXECESSIVAMENTE MINUNCIOSO E
BUROCRATIZADO. OS ALUNOS CONTINUAM CLASSIFICANDO O ENSINO MÉDIO NOTURNO COMO
FRACO, CANSATIVO, DESORGANIZADO, COM AULAS ALIGEIRADAS, VÍTIMA DO DESCASO DO
PODER PÚBLICO, CRITICANDO, AINDA, O TEMPO DE AVANÇAR E CLAMANDO PELO RETORNO AO
ENSINO PROFISSIONALIZANTE. AS REPRESENTANTES DO SINDIUTE E DA CUT SE MOSTRAM
CONTRÁRIAS AO PLANFOR, QUE É ACEITO, COM ALGUMA RESERVA, PELA APEOC. APESAR DE
RECONHECER GRAVES PROBLEMAS DO ENSINO MÉDIO E DA FORMA ÇÃO DO TRABALHADOR,
ESSAS ENTIDADES TÊM ENCONTRADO DIFICULDADES EM FORMULAR E DEFENDER UM PROJETO
CONCRETO DE LUTA EM TORNO DA QUESTÃO. A ESCOLA DO TRABALHADOR PERMANECE
OFERECENDO UM ENSINO DE BAIXA QUALIDADE, PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO,
NÃO CUMPRINDO O SEU PAPEL SOCIAL, SEQUER NA PERSPECTIVA PROCLAMADA PELA
BURGUESIA. O "CANTO DA SEREIA" PERMANECE UMA ILUSÃO!