MARILDA LILI CORBELLINE. EMPREENDEDORISMO JUVENIL: CAMINHOS E TRAVESSIAS.. 01/08/2004

 1v. 364p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - SERVIÇO SOCIAL

 

 Orientador(es): MYRIAN VERAS BAPTISTA

 Biblioteca Depositaria: PUC/SP

 

Palavras - chave:

 Globalização, Adolescência, Empreendedorismo Juvenil

 

Área(s) do conhecimento: SERVIÇO SOCIAL

 

Banca examinadora: 

 JOÃO BENJAMIM DA CRUZ JÚNIOR

 

Linha(s) de pesquisa:

 ASSISTÊNCIA SOCIAL E SEGURIDADE SOCIAL  Esta linha tem por objeto as políticas de seguridade social (assistência social, saúde e previdência social) e, em particular, a assistência social onde se destacam temas relacionados à implantação da LOAS - Lei 8742 e às formas "novas" e tradicionais de

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Ser cidadão do mundo, no contexto da globalização, constitui um exercício de permanente reflexão que se impõe na busca de uma sociedade mais humana e justa, não esquecendo a unicidade da pessoa, sua autonomia e liberdade para escolha do seu destino, com igualdade de oportunidades. Sabemos que a educação é uma experiência social, aonde mesmo antes da escolaridade obrigatória, a criança aprende a ser, descobrindo-se, humanizando-se na relação com o outro aprendendo a fazer, a conhecer e a transformar. Neste cenário, o ensino secundário tem centralidade incidindo no destino de milhões de jovens que concluem o primeiro grau intencionando ingressar na vida profissional ou acessar a continuidade de estudos. Na adolescência onde os jovens são confrontados, o desemprego em massa associado ao caráter elitista de ensino, aumentam o sentimento de exclusão e ausência de futuro. Assim, é importante proporcionar-lhes contextos propícios rumo ao futuro, fazendo com que desenvolvam seus talentos e competências, viabilizando seus projetos pessoais. Neste contexto, é importante que cada jovem tome consciência de si próprio e das múltiplas relações que estabelece promovendo comportamento empreendedor que propicie objetivos, metas e tomada de decisões em suas vidas. Este é o substrato desta pesquisa de avaliação que tem como tema o empreendedorismo juvenil. Quando sustentado por uma metodologia adequada o empreendedorismo juvenil pode levar a resultados significativos, não apenas na vida produtiva do jovem, mas também na construção de sua identidade individual e coletiva. Para validar esta tese trouxemos dos Estados Unidos o programa Life Learning Project para desenvolvimento social de adolescentes, ampliando a metodologia concebendo-o como educação empreendedora, educação para a vida. A metodologia desta nova pedagogia, adota a concepção de que o empreender é aprender a buscar oportunidades de aprendizagens de vida, para construção de auto realização, da capacidade de cooperar, de despertar para a criatividade , inovação produtiva. Superando a visão lucrativa centra-se na construção da pulsão empreendedora rebatendo nos processos cognitivos e nas relações dos jovens com o outro e com o mundo. Inspiradas em Jacques Delors fundamentado nos Pilares do Conhecimento desenvolvemos concepções metodológicas ancoradas nas quatro aprendizagens para a vida: ser, conviver, fazer e conhecer que pavimentaram a experiência. Desenvolvida de 1994 a 2000 abrangeu quatro estados brasileiros, 1201 educadores e 60.872 jovens procurando avaliar o impacto do programa na vida futura dos adolescentes. A pesquisa se deu em dois momentos: em 1996, através de avaliação de eficácia e em 2002 com uma avaliação de impacto junto a jovens e educadores, seis anos após a realização do programa. Seus resultados demonstraram que os conteúdos presentes no programa e a metodologia de sua aplicação contribuíram para descoberta de novos significados pessoais, sociais, produtivos e cognitivos do jovem em sua preparação para a vida futura.