MARILDA LILI CORBELLINE. EMPREENDEDORISMO JUVENIL: CAMINHOS E
TRAVESSIAS.. 01/08/2004
1v. 364p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE
CATÓLICA DE SÃO PAULO - SERVIÇO SOCIAL
Orientador(es): MYRIAN VERAS BAPTISTA
Biblioteca Depositaria: PUC/SP
Palavras - chave:
Globalização, Adolescência, Empreendedorismo Juvenil
Área(s) do conhecimento: SERVIÇO SOCIAL
Banca examinadora:
JOÃO BENJAMIM DA CRUZ JÚNIOR
Linha(s) de pesquisa:
ASSISTÊNCIA SOCIAL E SEGURIDADE SOCIAL Esta linha tem por objeto as políticas de seguridade social (assistência social, saúde e previdência social) e, em particular, a assistência social onde se destacam temas relacionados à implantação da LOAS - Lei 8742 e às formas "novas" e tradicionais de
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Ser cidadão do mundo, no contexto da
globalização, constitui um exercício de permanente reflexão que se impõe na
busca de uma sociedade mais humana e justa, não esquecendo a unicidade da
pessoa, sua autonomia e liberdade para escolha do seu destino, com igualdade de
oportunidades. Sabemos que a educação é uma experiência social, aonde mesmo
antes da escolaridade obrigatória, a criança aprende a ser, descobrindo-se,
humanizando-se na relação com o outro aprendendo a fazer, a conhecer e a
transformar. Neste cenário, o ensino secundário tem centralidade incidindo no
destino de milhões de jovens que concluem o primeiro grau intencionando
ingressar na vida profissional ou acessar a
continuidade de estudos. Na adolescência onde os jovens são confrontados, o
desemprego em massa associado ao caráter elitista de ensino, aumentam o
sentimento de exclusão e ausência de futuro. Assim, é importante
proporcionar-lhes contextos propícios rumo ao futuro, fazendo com que desenvolvam
seus talentos e competências, viabilizando seus projetos pessoais. Neste
contexto, é importante que cada jovem tome consciência de si próprio e das
múltiplas relações que estabelece promovendo comportamento empreendedor
que propicie objetivos, metas e tomada de decisões em suas vidas. Este é
o substrato desta pesquisa de avaliação que tem como tema o empreendedorismo
juvenil. Quando sustentado por uma metodologia adequada o empreendedorismo
juvenil pode levar a resultados significativos, não apenas na vida produtiva do
jovem, mas também na construção de sua identidade individual e coletiva. Para
validar esta tese trouxemos dos Estados Unidos o programa Life
Learning Project para desenvolvimento social de
adolescentes, ampliando a metodologia concebendo-o como educação empreendedora,
educação para a vida. A metodologia desta nova pedagogia,
adota a concepção de que o empreender é aprender a buscar oportunidades
de aprendizagens de vida, para construção de auto realização, da capacidade de
cooperar, de despertar para a criatividade , inovação produtiva. Superando a
visão lucrativa centra-se na construção da pulsão empreendedora rebatendo nos
processos cognitivos e nas relações dos jovens com o outro e com o mundo.
Inspiradas