Mayra Patricia Moura. Desenvolvimento do Pensamento: um estudo sobre formação de conceitos com jovens e adultos em processo de escolarização. 01/08/2006

 1v. 125p. Doutorado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Marta Kohl de Oliveira

 Biblioteca Depositaria: FEUSP

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 Banca examinadora: 

 Antonio Augusto Gomes Batista

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa sobre letramento e educação de jovens e adultos que teve por objetivo estabelecer relações entre domínio de habilidades e práticas de leitura e escolaridade. Os instrumentos construídos, teste e questionário, foram aplicados em 264 estudantes de uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal de São Paulo. A análise dos dados indica que quanto maior a escolaridade, melhor é o desempenho e mais amplos e freqüentes são os usos da leitura desses jovens e adultos. Verifica-se, entretanto, que os estudantes possuem um domínio da leitura ainda limitado, que não responde às novas e crescentes situações sociais mediadas pela língua escrita.