Edna Cristina do Prado. Um olhar avaliativo sobre o MOVA-Regional no ABCD paulista: dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva neoliberal. 05/03/2007                                                                                                                       

1v. 202p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO" – EDUCAÇÃO                                                                    

Orientador(es): Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman                         

Biblioteca Depositaria: Acervo Digital UNESP

Palavras- chaves:

Alfabetização de Jovens e Adultos; Políticas Publicas; Educação Popular; Movimento de Alfabetização /MOVA-Regional.

Área(s) de conhecimento: EDUCAÇÂO

Banca examinadora:                                                                                                   

CLEIDE MARYNÉBIAS                                                                                                        

MARIA BEATRIZ LOUREIRO DE OLIVEIRA                                                                                 

LUCI REGINA MUZETTI                                                                                                            

ANTONIA NEVES SUTERIO CARDOSO

Linha(s) de pesquisa:

POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL  Esta linha reúne pesquisas relacionadas aos pressupostos históricos, políticos, sociais e organizacionais de instituições, sistemas e níveis educacionais, considerando as concepções e teorias da educação escolarizada, como referenciais do Estado Moderno.

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES

Dependência administrativa                                                                                               

Estadual

 

 Resumo tese/dissertação:

A presente tese constitui-se em estudo avaliativo sobre o Movimento de Alfabetização na região do Grande ABCD paulista, conhecido como MOVA-Regional. O objetivo central foi desvelar rupturas e contradições presentes no MOVA-Regional quer em sua estrutura organizacional, quer em suas estratégias de ação e mobilização junto às classes trabalhadoras em relação às propostas dos movimentos populares de alfabetização de jovens e adultos dos anos 1950-1960, de orientação freireana, hoje sob forte influência de um contexto e de uma política de educação neoliberal. Entrevistas, depoimentos, documentos, dados censitários e de atendimento foram utilizados na análise, tendo como referenciais a teoria crítica, com especial ênfase nos estudos e pesquisas desenvolvidas na perspectiva educacional freireana. Através das categorias de análise, depreendidas do próprio corpus: desalienação; educação não-formal versus informal; participação social; e transformação social foi possível identificar significativas contradições em relação ao ideário freireano, entre as quais se destacam: a dependência do programa às oscilações dos recursos financeiros e interesses dos parceiros do movimento em detrimento às reivindicações das bases; a fragilidade e aligeiramento da formação docente inadequadas às funções requeridas do educador de jovens e adultos na proposta freireana; a ausência dos dados quantitativos e qualitativos sobre a demanda e desempenho dos educandos, os quais, aliados às diferenças espaciais, históricas e ideológicas observadas no movimento atual, em relação às dos movimentos populares de alfabetização da década de 50-60, revelam que o MOVA-Regional distorce em alguns momentos a proposta de educação popular de Paulo Freire utilizando-se de seus próprios princípios. Entretanto, mesmo apresentando alguns problemas,  o movimento mantém aspectos positivos, entre os quais se destacam o seu poder de mobilização junto às camadas sociais mais populares e o trabalho desenvolvido na esfera municipal, que se configuram, no atual contexto do neoliberalismo, como um esforço diferenciado para o atendimento da demanda de Jovens e Adultos. O desafio que se coloca ao MOVA-Reginal é o redirecionamento de suas ações para que possa contribuir para efetivação de uma educação cidadã, instrumentando os jovens para se tornarem atores críticos e produtivos de uma sociedade menos exclusivista e excludente. Finalmente, o trabalho apresenta algumas possíveis ações que podem auxiliar nessa construção e algumas indicações para futuras pesquisa.