Edna
Cristina do Prado. Um olhar avaliativo sobre o MOVA-Regional
no ABCD paulista: dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva
neoliberal. 05/03/2007
1v.
202p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO"
– EDUCAÇÃO
Orientador(es):
Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Biblioteca Depositaria: Acervo Digital UNESP
Palavras-
chaves:
Alfabetização de
Jovens e Adultos; Políticas Publicas; Educação
Popular; Movimento de Alfabetização /MOVA-Regional.
Área(s) de
conhecimento: EDUCAÇÂO
Banca examinadora:
CLEIDE MARYNÉBIAS
MARIA BEATRIZ LOUREIRO DE OLIVEIRA
LUCI REGINA MUZETTI
ANTONIA NEVES SUTERIO CARDOSO
Linha(s) de
pesquisa:
POLÍTICA E GESTÃO
EDUCACIONAL Esta
linha reúne pesquisas relacionadas aos pressupostos históricos, políticos,
sociais e organizacionais de instituições, sistemas e níveis educacionais,
considerando as concepções e teorias da educação escolarizada, como
referenciais do Estado Moderno.
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
A presente tese
constitui-se em estudo avaliativo sobre o Movimento de Alfabetização na região
do Grande ABCD paulista, conhecido como MOVA-Regional.
O objetivo central foi desvelar rupturas e contradições presentes no MOVA-Regional quer em sua estrutura organizacional, quer em
suas estratégias de ação e mobilização junto às classes trabalhadoras em
relação às propostas dos movimentos populares de alfabetização de jovens e
adultos dos anos 1950-1960, de orientação freireana,
hoje sob forte influência de um contexto e de uma
política de educação neoliberal. Entrevistas, depoimentos, documentos, dados
censitários e de atendimento foram utilizados na análise, tendo como
referenciais a teoria crítica, com especial ênfase nos estudos e pesquisas
desenvolvidas na perspectiva educacional freireana.
Através das categorias de análise, depreendidas do próprio corpus: desalienação; educação não-formal versus informal; participação social; e
transformação social foi possível identificar significativas contradições em
relação ao ideário freireano, entre as quais se
destacam: a dependência do programa às oscilações dos recursos financeiros e
interesses dos parceiros do movimento em detrimento às reivindicações das
bases; a fragilidade e aligeiramento da formação docente inadequadas às funções
requeridas do educador de jovens e adultos na proposta freireana;
a ausência dos dados quantitativos e qualitativos sobre a demanda e desempenho
dos educandos, os quais, aliados às diferenças espaciais, históricas e
ideológicas observadas no movimento atual, em relação às dos movimentos
populares de alfabetização da década de 50-60, revelam que o MOVA-Regional distorce em alguns momentos a proposta de
educação popular de Paulo Freire utilizando-se de seus próprios princípios. Entretanto,
mesmo apresentando alguns problemas, o movimento mantém aspectos positivos,
entre os quais se destacam o seu poder de mobilização junto às camadas sociais
mais populares e o trabalho desenvolvido na esfera municipal, que se
configuram, no atual contexto do neoliberalismo, como um esforço diferenciado
para o atendimento da demanda de Jovens e Adultos. O desafio que se coloca ao MOVA-Reginal é o redirecionamento de suas ações para que
possa contribuir para efetivação de uma educação cidadã, instrumentando os
jovens para se tornarem atores críticos e produtivos de uma sociedade menos
exclusivista e excludente. Finalmente, o trabalho apresenta algumas possíveis
ações que podem auxiliar nessa construção e algumas indicações para futuras pesquisa.