Ana Chiummo. Consciência Política e Cidadania na Alfabetização e na Inclusão Digital ? A Experiência da Rede Municipal de Ensino na Cidade de São Paulo.. 01/10/2004

 1v. 223p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): FERNANDO JOSÉ DE ALMEIDA

 Biblioteca Depositaria: PUCSP 

 

Palavras - chave:

 Inclusão Digital

 

Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Waldemar de Maio

 

Linha(s) de pesquisa:

 NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO  Estuda fundamentos, usos e impactos das novas tecnologias na formação e na prática de educadores (docentes, pesquisadores, administradores) dos diferentes níveis de ensino, tendo como base a criação de ambientes de aprendizagem voltados à construção de um

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES-PROSUP

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa tem o propósito de colaborar com a proposição de uma metodologia adequada com característica digital para os projetos de alfabetização de jovens e adultos nas escolas da Prefeitura Municipal de São Paulo,a fim de levá-los ao exercício da cidadania, ampliar possibilidades de inclusão no mundo do trabalho e vivenciar com os alunos a importância crítica que a alfabetização digital pode ter na vida cotidiana. A problemática desta pesquisa consiste em construir um método adequado para alfabetizar os jovens e adultos não-alfabetizados, utilizando a informática como uma ferramenta auxiliar e, ela mesma, como um texto para a própria leitura de mundo. Este trabalho descreve e resgata, no primeiro momento, o Mova-SP, a história de Paulo Freire, quando foi secretário municipal de Educação no ano de 1989, sua importância e significado para as comunidades carentes da cidade, na maioria homens e mulheres migrantes das diferentes regiões de nosso País. Os alunos pesquisadores da academia e a pesquisadora trouxeram as teorias organizadas, juntamente com a necessidade de descobrir uma metodologia apropriada para trabalhar com aqueles indivíduos, assim como no projeto Mova-SP. Para isso foram convocadas 13 professoras alfabetizadoras que em 2001 atuavam com os jovens e adultos, uma de cada Núcleo de Ação Educativa, para construir com elas uma metodologia apropriada para aplicar à alfabetização. Foram realizados encontros para saber como elas trabalhavam com aqueles adultos e para descobrirmos juntos como aplicar as novas tecnologias, como a informática, ao cotidiano da sala de aula. Parcerias foram acionadas pela Secretaria Municipal de Educação com os projetos sampa.org e Telecentros para auxiliar na alfabetização digital e para que os alunos tivessem um acesso mais fácil ao computador também nos finais de semana. O Mova Digital criado a partir deste trabalho está norteado em quatro categorias que foram aplicadas e analisadas: autonomia, liberdade de ação, inclusão cidadã e cooperação. Os resultados desta investigação, por meio dos depoimentos dos alunos, levaram a pesquisadora a identificar que os alunos evoluíram no sentido da autonomia, cooperação e estão dispostos para um projeto de autoconfiança e cidadania.