ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA. Pontos
para uma discussão do Currículo em Educação de jovens e adultos. 01/03/2003
1v. 200p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA ORNÉLIA SILVEIRA MARQUES
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Anísio Teixeira
Palavras - chave:
Linguagem. Currículo. Educação de Jovens e adultos.
Banca examinadora:
Dante Augusto Galeffi
JOSE EUSTÁQUIO ROMÃO
MARIA ORNÉLIA SILVEIRA MARQUES
Maria Inez da Silva de Souza Carvalho
STELLA RODRIGUES DOS SANTOS
Teresinha Fróes Burnham
Linha(s) de pesquisa:
CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTUDA AS RELAÇÕES ENTRE, CURRÍCULO, TRABALHO, CONNHECIMENTO, CULTURA E COMUNICAÇÃO NOS SEUS ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS, HISTÓRICOS, SOCIO- POLÍTICOS, INSTITUCIONAIS E PSICOPEDAGÓGICOS, TENDO A PRÁTICA EDUCACIONAL COMO BASE INSTITUINTE.
Dependência administrativa Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo tem como objeto as práticas pedagógicas nas salas de aulas de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, esta investigação joga com as delimitações de teoria de currículo, políticas públicas e concepções subjacentes às práticas de ensino de jovens e adultos. A investigação parte de uma avaliação do programa REAJA - Repensando a Educação de Jovens e Adultos, do município de Vitoria da Conquista, compreendendo o período de 1999 a 2001. O REAJA constitui-se no recorte sobre as considerações relativas às políticas públicas de jovens e adultos e às práticas pedagógicas. Esse recorte aponta diretrizes e possibilidades para construção de uma teoria de currículo específica para Educação de Jovens e Adultos. Sustenta-se teoricamente no acervo de Paulo Freire, com interfaces nas contribuições dos seguintes autores. BAKHTIN(1986 e 1992), MCLAREN (1997); HADDAD (1991), DI PIERRO(2000). Comporta três partes: A primeira aborda as interfaces do currículo com políticas públicas. A segunda enfoca a concepção de práticas pedagógicas no interior de classes de Educação de Jovens e Adultos -EJA e a terceira recupera elementos teóricos e metodológicos das práticas, tipificando as relações entre currículo e linguagem, sintetizando uma organização do trabalho escolar. Metodologicamente, suporta-se na pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, investigando dados que foram sistematizados a partir de dois movimentos: 1.o campo de natureza objetiva, que envolveu a análise dos documentos regimentais do REAJA, os planejamentos didáticos dos docentes e demais documentos elaborados anteriormente à escolha desta temática de pesquisa; 2. o campo de pesquisa de natureza subjetiva, que envolveu dados produzidos a partir da definição do objeto, a posteriori a sua confirmação. Nesse campo utilizam-se de observação indireta das salas de aula, entrevistas semi-estruturadas, relatórios e depoimentos dos informantes e, em algumas situações, diários de campo dos professores.