Ramofly Bicalho dos Santos. O projeto político pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra: trajetórias de educadores e lideranças. 06/06/2007                                                                                                                                    

1v. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL ESTADUAL DE CAMPINAS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO                                                                           

Orientador(es): Vera Lúcia Sabongi de Rossi                                              

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UNESP

 

Palavras- chaves:

Projeto político pedagógico; Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra; Reconhecimento (Filosofia); Identidade; Democracia; Historia

 

Área(s) de conhecimento: EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE

 

Banca examinadora:                                                                                                                  

VERA LÚCIA SABONGI DE ROSSI

CÉLIA FRAZÃO SOARES LINHARES                                                                       

SUELI APERECIDA GALLI SOARES                                                                                                                              

MARIA DE FÁTIMA SABINO DIAS                                                                        

ÁGUEDA BERNADET BITTENCOURT                                                                                                                

LENY CRISTIBA SOARES SOUZA AZEVEDO                                                                                                                    

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pelo autor no trabalho

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES

Dependência administrativa                                                                                                

Estadual

 

  Resumo tese/dissertação:

O presente trabalho aborda os processos de elaboração de conhecimentos e de subjetividades na EJA. Partindo de uma situação compartilhada de ensino, no contexto de aulas de história, procura apreender indícios dos modos como os alunos significam objetos de conhecimento e, neste processo de conhecer, constituem-se, elaborando dimensões de sua subjetividade relacionadas a sua inserção na escola, na família, no trabalho, na igreja. Na trama de elaboração de sentidos, indiciada nas relações de ensino, saberes escolares e saberes construídos em diferentes âmbitos da vida cotidiana mediatizaram-se em possibilidades dialógicas diversas. A produção dessa investigação esteve orientada pela interlocução com os pressupostos teórico-metodológicos de autores que concebem a elaboração do conhecimento e a constituição da subjetividade humana como produzidas em relações sociais concretas, definidas histórico-culturalmente, mediadas semioticamente, cuja compreensão é possível mediante a análise dos processos de significação nelas produzidos. O estudo possibilitou entrever a diversidade de sujeitos que freqüentam cursos de educação de jovens e adultos em seus processos de constituição e de elaboração do conhecimento e as implicações pedagógicas dela decorrentes