Ramofly Bicalho dos Santos. O projeto político pedagógico
do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra: trajetórias de educadores e
lideranças. 06/06/2007
1v. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL ESTADUAL DE
CAMPINAS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador(es):
Vera Lúcia Sabongi de Rossi
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UNESP
Palavras-
chaves:
Projeto político
pedagógico; Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra; Reconhecimento
(Filosofia); Identidade; Democracia; Historia
Área(s) de
conhecimento: EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE
Banca examinadora:
VERA LÚCIA SABONGI DE ROSSI
CÉLIA FRAZÃO SOARES LINHARES
SUELI APERECIDA GALLI SOARES
MARIA DE FÁTIMA SABINO DIAS
ÁGUEDA BERNADET BITTENCOURT
LENY CRISTIBA SOARES SOUZA AZEVEDO
Linha(s) de pesquisa:
Não foi informado pelo
autor no trabalho
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho aborda os processos de elaboração de conhecimentos e
de subjetividades na EJA. Partindo de uma situação compartilhada de ensino, no
contexto de aulas de história, procura apreender indícios dos modos como os
alunos significam objetos de conhecimento e, neste processo de conhecer,
constituem-se, elaborando dimensões de sua subjetividade relacionadas a sua inserção na escola, na família, no trabalho, na
igreja. Na trama de elaboração de sentidos, indiciada nas relações de ensino,
saberes escolares e saberes construídos em diferentes âmbitos da vida cotidiana
mediatizaram-se em possibilidades dialógicas
diversas. A produção dessa investigação esteve orientada pela interlocução com
os pressupostos teórico-metodológicos de autores que concebem a elaboração do
conhecimento e a constituição da subjetividade humana como produzidas em
relações sociais concretas, definidas histórico-culturalmente, mediadas semioticamente, cuja compreensão é possível mediante a
análise dos processos de significação nelas produzidos. O estudo possibilitou
entrever a diversidade de sujeitos que freqüentam
cursos de educação de jovens e adultos em seus processos de constituição e de
elaboração do conhecimento e as implicações pedagógicas dela decorrentes