VÓVIO,
Cláudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e
identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. 30/11/2007.
1v.
287 p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – LINGUISTICA APLICADA.
Orientador(es):
Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UNICAMP
Palavras-
chaves:
Letramento, Identidade,
Professores alfabetizadores – Formação, Alfabetização de Jovens e Adultos
Área(s) de
conhecimento: LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.
Banca examinadora:
ROXANE HELENA RODRIGUES ROJO
TEREZINHA DE JESUS MACHADO MAHER
ANA LUCIA GUEDES PINTO
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi
informado pela autora no trabalho.
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
A presente pesquisa visa a investigar os
sentidos, as identidades leitoras, os acervos e as práticas de leitura em que
estão envolvidos alfabetizadores que atuam em programas
voltados à promoção da alfabetização na população
jovem e adulta, por meio de estudo de caso no município de Itaquaquecetuba,
São Paulo. A convocação desses agentes para atuar como alfabetizadores é uma
prática comum no Brasil. Atualmente, coexistem variados programas organizados
por governos, empresas privadas, universidades e organizações da sociedade, com
ações em nível nacional e local. Grande parte dos educadores mobilizados possui
nível de escolaridade que varia do ensino fundamental ao ensino médio e toma
para si a importante tarefa de ensinar a ler e a escrever pessoas jovens e
adultas não ou pouco escolarizadas, ampliando seus repertórios em práticas
sociais de uso da linguagem escrita. Do ponto de vista prático, a pesquisa
busca produzir um conjunto de indicações voltadas ao delineamento de programas
e estratégias de formação de educadores populares, além de contribuir para o
estabelecimento de um quadro descritivo e analítico sobre as bases que
fundamentam a ação de educadores como estes, área
pouco explorada na pesquisa em educação lingüística.