VÓVIO, Cláudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. 30/11/2007.                                                    

1v. 287 p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – LINGUISTICA APLICADA.                                                                          

Orientador(es): Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman                                

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UNICAMP

 

Palavras- chaves:

Letramento, Identidade, Professores alfabetizadores – Formação, Alfabetização de Jovens e Adultos

 

Área(s) de conhecimento: LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.

 

Banca examinadora:                                                                                                  

ROXANE HELENA RODRIGUES ROJO

TEREZINHA DE JESUS MACHADO MAHER

ANA LUCIA GUEDES PINTO

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES

Dependência administrativa                                                                                                

Estadual

 

 Resumo tese/dissertação:

 A presente pesquisa visa a investigar os sentidos, as identidades leitoras, os acervos e as práticas de leitura em que estão envolvidos alfabetizadores que atuam em programas voltados à promoção da alfabetização na população jovem e adulta, por meio de estudo de caso no município de Itaquaquecetuba, São Paulo. A convocação desses agentes para atuar como alfabetizadores é uma prática comum no Brasil. Atualmente, coexistem variados programas organizados por governos, empresas privadas, universidades e organizações da sociedade, com ações em nível nacional e local. Grande parte dos educadores mobilizados possui nível de escolaridade que varia do ensino fundamental ao ensino médio e toma para si a importante tarefa de ensinar a ler e a escrever pessoas jovens e adultas não ou pouco escolarizadas, ampliando seus repertórios em práticas sociais de uso da linguagem escrita. Do ponto de vista prático, a pesquisa busca produzir um conjunto de indicações voltadas ao delineamento de programas e estratégias de formação de educadores populares, além de contribuir para o estabelecimento de um quadro descritivo e analítico sobre as bases que fundamentam a ação de educadores como estes, área pouco explorada na pesquisa em educação lingüística.