Santos,
Maria Alice de Paula. Tecendo a Rede MOVA-Brasil: sua
história, seus sujeitos, suas ações. 08/11/2007
1v.
213 p. Doutorado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – CULTURA, ORGANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO.
Orientador(es):
Moacir Gadotti
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital de Teses
e Dissertações da USP
Palavras-
chaves:
Educação
Popular; Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos; Parceria entre Sociedade Civil e Estado.
Área(s) de
conhecimento: CULTURA, ORGANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO.
Banca examinadora:
LISETE REGINA GOMES ARELARO
MÁRIO SÉRGIO CORTELLA
FLAVIA INES SCHILLING
DANILO ROMEU STRECK
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi
informado pela autora no trabalho
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES
Dependência administrativa
Estadual
Resumo
tese/dissertação:
Trata-se de
análise documental dos quatro Encontros da Rede MOVA-BRASIL, realizados
no período de 2001-2004, e de análise comparativa de três experiências dos
programas MOVA em relação ao MOVA-SP (1989-1992). O objetivo desta tese é estudar
o processo de construção da Rede, seus desafios, seus conflitos e suas
conquistas e, ainda, analisar a sua contribuição para a superação do
analfabetismo e as discussões dos novos paradigmas da Educação de Jovens e
Adultos. Para a análise dos documentos, optou-se pela metodologia fundamentada
na epistemologia dialética. Essa metodologia tem como objetivo específico
desenvolver uma sistematização que proporcione a troca de experiências, uma
melhor compreensão do próprio trabalho desenvolvido pelos educadores e a
aquisição de conhecimentos teóricos a partir da prática. O eixo condutor do
trabalho escolhido foi o projeto político-pedagógico do MOVA-SP (1989-1992). A
partir dessa definição, analisou-se como ele foi apropriado e atualizado pelos
programas que fazem parte desta Rede. Considerando a tarefa proposta, buscou-se
um diálogo com o conjunto dos documentos e textos produzidos pelos educadores e
educandos durante os Encontros realizados entre 2001 e 2004. Neste diálogo, a
partir do eixo condutor apresentado acima, foram selecionados as principais
categorias que contribuem para delinear o programa MOVA, e que, por isso, fazem
parte desta análise segundo o enfoque desta pesquisa: Educação Popular,
Alfabetização e EJA, parceria entre a Sociedade Civil e Estado.
A contribuição da Rede MOVA-BRASIL para as discussões da Educação Popular, da
superação do analfabetismo no Brasil e dos novos paradigmas da EJA não pode ser
negada. Dessas discussões pôde-se apreender que não é possível superar o
analfabetismo se algumas questões que acompanham esse tema desde muito tempo
não forem revistas. A ampliação do conceito de alfabetização é uma delas. A
alfabetização deve ser compreendida como um processo mais amplo do que dominar
a técnica da leitura e da escrita. A pessoa alfabetizada é aquela que sabe usar
a leitura e a escrita em diferentes situações do seu cotidiano. Mas os
educadores da Rede vão mais além. Dentre os fios escolhidos para tecer a trama
da Rede, encontram-se entrelaçados os da Educação Popular e os da EJA. Quando
esse entrelaçamento se fortalece, a EJA torna-se mais abrangente, como pondera
Paulo Freire. E os educadores da Rede descobriram essa abrangência,
aproveitando os espaços, tanto nos Encontros Nacionais e Regionais, nos Fóruns
Municipais de Alfabetização, nos Fóruns de EJA, nos Fóruns Sociais Mundiais,
Fóruns Mundiais de Educação, nas articulações locais, para refletirem sobre sua
capacidade de mobilização.