Claudio Borges Da Silva. "Eu tive uma vida que foi bem mais que uma escola! Agora só falta estudar": a elaboração de conhecimentos e de subjetividades na educação de jovens e adultos. 26/02/2007                                                                             

1v. 160 p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS/ Unicamp - FACULDADE DE EDUCAÇÃO                                                                                                                    

Orientadora: Roseli Aparecida Cação Fontana                                                                 

Biblioteca Depositária: Biblioteca Digital Unicamp

 

Palavra-chave:

Educação de jovens e adultos; Subjetividade; Saberes escolares; Elaboração do conhecimento

 

Área(s) de conhecimento: ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Banca examinadora:                                                                                                                                

ROSELI APARECIDA CAÇÃO FONTANA                                                                    

RENATO HILARIO DOS REIS                                                                                                           

ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA                                                                                                               

SÔNIA GIUBLIEI

 

Linha(s) de pesquisa:                                                                                                        

Não foi informado pelo autor no trabalho

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES

Dependência administrativa                                                                                               

Estadual

 

  Resumo tese/dissertação:

O presente trabalho aborda os processos de elaboração de conhecimentos e de subjetividades na EJA. Partindo de uma situação compartilhada de ensino, no contexto de aulas de história, procura apreender indícios dos modos como os alunos significam objetos de conhecimento e, neste processo de conhecer, constituem-se, elaborando dimensões de sua subjetividade relacionadas a sua inserção na escola, na família, no trabalho, na igreja. Na trama de elaboração de sentidos, indiciada nas relações de ensino, saberes escolares e saberes construídos em diferentes âmbitos da vida cotidiana mediatizaram-se em possibilidades dialógicas diversas. A produção dessa investigação esteve orientada pela interlocução com os pressupostos teórico-metodológicos de autores que concebem a elaboração do conhecimento e a constituição da subjetividade humana como produzidas em relações sociais concretas, definidas histórico-culturalmente, mediadas semioticamente, cuja compreensão é possível mediante a análise dos processos de significação nelas produzidos. O estudo possibilitou entrever a diversidade de sujeitos que freqüentam cursos de educação de jovens e adultos em seus processos de constituição e de elaboração do conhecimento e as implicações pedagógicas dela decorrentes.