Claudio
Borges Da Silva. "Eu tive uma vida que foi bem mais que uma escola! Agora
só falta estudar": a elaboração de conhecimentos e de subjetividades na
educação de jovens e adultos. 26/02/2007
1v. 160 p. Doutorado.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS/ Unicamp - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientadora: Roseli Aparecida Cação Fontana
Biblioteca Depositária: Biblioteca
Digital Unicamp
Palavra-chave:
Educação de jovens e adultos;
Subjetividade; Saberes escolares; Elaboração do conhecimento
Área(s) de conhecimento: ENSINO E
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Banca examinadora:
ROSELI APARECIDA CAÇÃO FONTANA
RENATO HILARIO DOS REIS
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA
SÔNIA GIUBLIEI
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado
pelo autor no trabalho
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES
Dependência administrativa
Estadual
Resumo
tese/dissertação:
O presente
trabalho aborda os processos de elaboração de conhecimentos e de subjetividades
na EJA. Partindo de uma situação compartilhada de ensino, no contexto de aulas
de história, procura apreender indícios dos modos como os alunos significam
objetos de conhecimento e, neste processo de conhecer, constituem-se,
elaborando dimensões de sua subjetividade relacionadas a
sua inserção na escola, na família, no trabalho, na igreja. Na trama de
elaboração de sentidos, indiciada nas relações de ensino, saberes escolares e
saberes construídos em diferentes âmbitos da vida cotidiana mediatizaram-se
em possibilidades dialógicas diversas. A produção dessa investigação esteve
orientada pela interlocução com os pressupostos teórico-metodológicos de
autores que concebem a elaboração do conhecimento e a constituição da subjetividade
humana como produzidas em relações sociais concretas, definidas
histórico-culturalmente, mediadas semioticamente,
cuja compreensão é possível mediante a análise dos processos de significação
nelas produzidos. O estudo possibilitou entrever a diversidade de sujeitos que freqüentam cursos de educação de jovens e adultos em seus
processos de constituição e de elaboração do conhecimento e as implicações
pedagógicas dela decorrentes.