Maisa dos Reis Quaresma. Esquecimento
e singularidade: Buíque e o Programa Alfabetização
Solidária (1997-1999). 01/08/2003
1v. 158p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - DESENVOLVIMENTO,AGRICULTURA E SOCIEDADE
Orientador(es): Luiz Flávio de Carvalho Costa
Biblioteca Depositaria: CPDA/UFRRJ
Email do autor:
mquaresma@castelobranco.br
Palavras - chave:
alfabetização; políticas públicas; mercado de trabalho
Área(s) do conhecimento:
CIÊNCIAS HUMANAS
Banca examinadora:
Ana Maria Vilella Cavaliere
Linha(s) de pesquisa:
Mentalidade, ideologia e cultura Visões de mundo e o Brasil rural. Pensamento social: identidade nacional e regional. Etnicidade. História regional: mitos e imagens. O rural na literatura, nas artes, na memória oral e na iconografia. Família e valor: transmissão patrimonial e cultural.
Dependência administrativa Federal
Resumo tese/dissertação:
O estudo teve como objetivos examinar a problemática do analfabetismo no campo da pesquisa regional da História da Educação, no Nordeste brasileiro/PE; os efeitos das ações do PAS em Buíque, no período de 1997-1999; analisar a evolução histórica do analfabetismo, das políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos; avaliar os fatores propulsores e inibidores das ações dos atores sociais da PAS (módulos 1 a 6), resultados do processo de alfabetização. A pesquisa das fontes históricas e a aplicação da metodologia da pesquisa permitiram demonstrar que no período de 1997-1999, o sucesso do modelo do PAS esteve diretamente relacionado à continuidade e à regularidade das intervenções mensais da coordenação geral da Universidade, apoiadas no compromisso do setor público (Prefeitura Municipal) e parceiros do PAS; a descontinuidade das políticas públicas e dos financiamentos para Educação de Jovens e Adultos evidencia a evolução da História lenta dos programas de combate ao analfabetismo no Brasil,