Maisa dos Reis Quaresma. Esquecimento e singularidade: Buíque e o Programa Alfabetização Solidária (1997-1999). 01/08/2003

 1v. 158p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - DESENVOLVIMENTO,AGRICULTURA E SOCIEDADE

 Orientador(es): Luiz Flávio de Carvalho Costa

 Biblioteca Depositaria: CPDA/UFRRJ

 

Email do autor:

 mquaresma@castelobranco.br

 

Palavras - chave:

 alfabetização; políticas públicas; mercado de trabalho

 

Área(s) do conhecimento: 

 CIÊNCIAS HUMANAS

 

Banca examinadora: 

 Ana Maria Vilella Cavaliere

 

Linha(s) de pesquisa:

 Mentalidade, ideologia e cultura  Visões de mundo e o Brasil rural. Pensamento social: identidade nacional e regional. Etnicidade. História regional: mitos e imagens. O rural na literatura, nas artes, na memória oral e na iconografia. Família e valor: transmissão patrimonial e cultural.

 

Dependência administrativa   Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O estudo teve como objetivos examinar a problemática do analfabetismo no campo da pesquisa regional da História da Educação, no Nordeste brasileiro/PE; os efeitos das ações do PAS em Buíque, no período de 1997-1999; analisar a evolução histórica do analfabetismo, das políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos; avaliar os fatores propulsores e inibidores das ações dos atores sociais da PAS (módulos 1 a 6), resultados do processo de alfabetização. A pesquisa das fontes históricas e a aplicação da metodologia da pesquisa permitiram demonstrar que no período de 1997-1999, o sucesso do modelo do PAS esteve diretamente relacionado à continuidade e à regularidade das intervenções mensais da coordenação geral da Universidade, apoiadas no compromisso do setor público (Prefeitura Municipal) e parceiros do PAS; a descontinuidade das políticas públicas e dos financiamentos para Educação de Jovens e Adultos evidencia a evolução da História lenta dos programas de combate ao analfabetismo no Brasil,