EDMUNDO ANEZ MELGAR. EDUCAÇÃO PELA TELEVISÃO, UMA REALIDADE. "PRINCÍPIO DE SABER", UM CURSO DE ALFABETIZAÇÃO DIRIGIDO A PESSOAS ADULTAS SEM ACESSO À EDUCAÇÃO FORMAL POR MEIO DA TELEVISÃO E DO VÍDEO. 01/03/2001

 1v. 218p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - COMUNICAÇÃO

 Orientador(es): JOSE AMARAL ARGOLO

 Biblioteca Depositaria: ECO/UFRJ

 

Email do autor:

 edmundoanez@latinmail.com

 

Palavras - chave:

 ALFABETIZAÇÃO;EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA;TELEDUCAÇÃO;VÍDEO;

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 SILVINO CARLOS FIGUEIRA NETTO

 

Linha(s) de pesquisa:

 COMUNICAÇÃO E SISTEMAS SIMBÓLICOS  Representação, sentido e significação. História da representação na cultura ocidental. A retórica. Concepções de discurso e de sujeito. Discursos verbais e não verbais. Tecnologias discursivas de controle social. Análises de conteúdos e de discursos.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:  CNPq

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O analfabetismo é o maior flagelo dos povos subdesenvolvidos. Na Bolívia, o índice é muito alto, alcançando quase 50% da população. Sabemos que a educação tem sido sempre visto como uma experiência de liberação humana, como força, poder, uma experiência portadora de grandes esperanças. A educação é a essência do desenvolvimento e da integração econômica, social e cultural das nações. Esta tese consiste em uma pesquisa comprometida com as necessidades do povo que não teve acesso ao saber, que proporciona a experiência de ler e escrever. Tem por objetivo determinar, por meio do experimento, se o uso da televisão e do vídeo permite o aprendizado da leitura e da escrita. Este experimento realizou uma análise sócio-econômica e cultural do grupo objetivo. Produziu uma série de 31 aulas para o ensino da leitura e da escrita, mediada pela televisão e pelo vídeo. Aplicou estas aulas, alcançando o seu objetivo. Os alunos foram alfabetizados em 31 semanas. A experiência foi validada pela Associación de Televisión Educativa Iberoamericana (ATEI), que transmitiu esta série por uma rede via satélite, com cobertura transcontinental, desde a fronteira dos Estados Unidos da América com o Canadá até a Terra do Fogo e por toda a Península Ibérica e todas as ilhas espanholas.