Sonia Maria Chaves Haracemiv. O Professor e o Programa de EJA de Curitiba:
Repensando o que é Afirmado, Negado e Sugerido. 01/06/2002
1v. 200p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
Orientador(es): Sergio Haddad
Biblioteca Depositaria: PUC-SP
Email do autor:
sharacemiv@bol.com.br
Palavras - chave:
professor; EJA; Curitiba
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Nora Krawczyk
Linha(s) de pesquisa:
Organizações e Políticas Educacionais Abrange as organizações da sociedade civil e do estado nas e a partir das quais são promovidas mudanças nos processos educativos, instauram-se políticas eudcacionais e planejam-se reformas de ensino.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho toma por base uma pesquisa elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, em 1998, que objetivava analisar o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) implantado nas classes de alfabetização e Fase I (de 1ª a 4ª série) aplicado a 251 professores dos 7 núcleos, de 77 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). O instrumento de qualificação era composto de três questionários: o primeiro com o objetivo de levantar dados quantitativos referentes ao número de professores por núcleo e escola da RME vinculados ao programa , nível de escolaridade, local de atuação, faixa etária e tempo de experiencia na EJA. O segundo avaliou o referido programa nos aspectos pedagógicos, para tanto questionou o horário de permanência, intervalo, ficha de acompanhamento do aluno, período de planejamento e sondagem das Unidades Temáticas(UT) e sua utilização na sala de aula, bem como o programa de capacitação, oferecidos pela SME aos docentes da EJA. O terceiro buscava focar o posicionamento dos professores quanto às motivações, sentimentos, preocupações e condição de trabalho na escola. Por se entender que há uma constante preocupação com a EJA no município de Curitiba, por parte da autora deste trabalho, considerou-se importante analisar os dados levantados sobre o programa implantado em 1991, repensando o que na pesquisa foi afirmado, negado ou sugerido pelos professores da EJA como o programa elaborado pela SME de Curitiba em 1990, manifestados neste levantamento em 1998. Buscaram-se respostas para o problema: quais as aproximações e distanciamentos entre os professores da EJA e o programa da RME de Curitiba?