Sonia Maria Chaves Haracemiv. O Professor e o Programa de EJA de Curitiba: Repensando o que é Afirmado, Negado e Sugerido. 01/06/2002

 1v. 200p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

 Orientador(es): Sergio Haddad

 Biblioteca Depositaria: PUC-SP

 

Email do autor:

 sharacemiv@bol.com.br

 

Palavras - chave:

 professor; EJA; Curitiba

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Nora Krawczyk

 

Linha(s) de pesquisa:

 Organizações e Políticas Educacionais  Abrange as organizações da sociedade civil e do estado nas e a partir das quais são promovidas mudanças nos processos educativos, instauram-se políticas eudcacionais e planejam-se reformas de ensino.

 

 Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho toma por base uma pesquisa elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, em 1998, que objetivava analisar o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) implantado nas classes de alfabetização e Fase I (de 1ª a 4ª série) aplicado a 251 professores dos 7 núcleos, de 77 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). O instrumento de qualificação era composto de três questionários: o primeiro com o objetivo de levantar dados quantitativos referentes ao número de professores por núcleo e escola da RME vinculados ao programa , nível de escolaridade, local de atuação, faixa etária e tempo de experiencia na EJA. O segundo avaliou o referido programa nos aspectos pedagógicos, para tanto questionou o horário de permanência, intervalo, ficha de acompanhamento do aluno, período de planejamento e sondagem das Unidades Temáticas(UT) e sua utilização na sala de aula, bem como o programa de capacitação, oferecidos pela SME aos docentes da EJA. O terceiro buscava focar o posicionamento dos professores quanto às motivações, sentimentos, preocupações e condição de trabalho na escola. Por se entender que há uma constante preocupação com a EJA no município de Curitiba, por parte da autora deste trabalho, considerou-se importante analisar os dados levantados sobre o programa implantado em 1991, repensando o que na pesquisa foi afirmado, negado ou sugerido pelos professores da EJA como o programa elaborado pela SME de Curitiba em 1990, manifestados neste levantamento em 1998. Buscaram-se respostas para o problema: quais as aproximações e distanciamentos entre os professores da EJA e o programa da RME de Curitiba?