Claudia de Souza Passador. Um estudo do Projeto Escola do Campo - Casas
Familiar Rural (1990-2002) do Estado do Paraná: a Pedagogia da Alternância como
Referencial de Permanência. 01/03/2003
1v. 1p. Doutorado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Pedro Roberto Jacobi
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Email do autor:
cspassador@uem.br
Palavras - chave: educação, ensino rural, pequeno agricultor, capital social
Área(s) do conhecimento:
ANÁLISE INSTITUCIONAL
Banca examinadora:
Andre Lucirton Costa
Linha(s) de pesquisa: Estado, Sociedade e Educação Desenvolve investigações sobre: ação política na multiplicidade de esferas sociais em que a educação incide, com ênfase na atuação do Estado no âmbito das políticas públicas; dinâmica da cidadania e os direitos humanos; relação entre educação e trabalho;
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação: O recente processo brasileiro de transição democrática teve como marca inicial, e como fator fundamental de seu dinamismo, a restauração das instituições próprias do estado democrático: a livre organização de partidos políticos, autonomia sindical, liberdade de imprensa, eleições diretas, dentre outras. Tais conquistas, mesmo que em alguns casos não completas e ainda gerando importantes desdobramentos sob a reorganização das instituições democráticas, contribuíram imensamente para o fortalecimento político da sociedade civil. A organização de movimentos sociais direcionados a promover uma maior intervenção dos cidadãos nos processos de gestão da coisa pública, mais especificamente no que diz respeito à utilização dos aparelhos e serviços sociais, representa a fase posterior, na qual o país se insere agora. Este trabalho se propõe a discutir, neste sentido, as potencialidades do capital social no Brasil quanto aos requisitos de cidadania para sua consecução e os seus impactos na área educacional, especificamente através da análise da política pública do Paraná de formação de pequeno agricultor, chamada Projeto Escola do Campo. A pesquisa busca estimular a reflexão sobre esta política educacional relacionada ao conceito de capital social, além de apontar alguns possíveis instrumentos de mudança dentro da realidade do ensino para jovens e adultos e na formulação de redes.