MARIA PEREGRINA DE FATIMA ROTTA FURLANETTI. Formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos: o educador
popular.. 01/08/2001
1v. 266p. Doutorado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/MARILIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA SUZANA DE STÉFANO MENIN
Biblioteca Depositaria: FFC - MARÍLIA
Email do autor:
fatimafort@bol.com.br
Palavras - chave:
Formação de professores; educação de jovens e adultos.
Banca examinadora:
MARISA EUGENIA MELILLO MEIRA
Linha(s) de pesquisa:
ENSINO, APRENDIZAGEM ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO Análise das relações entre os fatores de ordem pessoal e as condições ambientais no processo de desenvolvimento humano. Determinantes do processo de aprendizagem na escola brasileira.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: PADCT
Dependência administrativa Estadual
Resumo tese/dissertação:
Quando iniciamos esta pesquisa, tínhamos a inquietação sobre o trabalho de capacidade para futuros alfabetizadores de jovens e adultos. Muitas indagações foram aparecendo no transcorrer das experiências que íamos tendo como capacitadoras. E destas inquietações surgiram as questões fundamentais que nos levaram a pesquisar sobre formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Esta pesquisa visa buscar a compreensão do que é Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de uma escolarização inicial, para melhor compreendermos como formar alfabetizadores de jovens e adultos. Para tanto, fomos buscar na história como se manifestava a formação de alfabetizadores de jovens e adultos a partir do II Congresso de Educação, onde tivemos uma grande manifestação por parte dos professores. Apontamos uma campanha de Alfabetização, no início da década de 60, que estava sendo bem sucedida em Pernambuco e que se desfez com o golpe de 1964. Percorremos um caminho histórico apontando as diversas formas em que o Estado interviu na formação de professores de jovens e Adultos, mostrando as campanhas e as parceiras a nível nacional. Para compreendermos a especificidade da Formação de Educadores para a EJA, mostramos os últimos acontecimentos no panorama do que estava acontecendo com a formação geral de professores. Descrevemos o Programa de Combate ao Analfabetismo, idealizado pela Prefeitura de Presidente Prudente, executado pela secretaria de Educação - SEDUC, em parceria com a UNESP - Faculdade de Ciência e Tecnologia. Esse programa é apresentado num capítulo, pois ele é o nosso objeto de pesquisa e o nosso objeto de indagações, pois vivenciamos a capacitação de monitores com alunos universitários dos cursos de licenciatura. Com esse objeto de estudos, entrevistamos alfabetizandos e monitores para compreendermos como aconteceu a formação de alfabetizadores na visão dos atores mais importantes do processo: alunos e monitores. Finalizamos mostrando a função e a responsabilidade das universidades na formação inicial do educador popular dentro dos cursos de pedagogia ou das Faculdades de Educação. Fizemos uma proposta de formação de educadores populares alfabetizadores de adultos, tanto para pessoas que querem conhecer a educação popular e as especificidades da EJA, para poder fazer a sua opção, quanto para o monitor alfabetizador de jovem e adulto que tem o conhecimento prático e suas implicações, mas não possui certificação para isso.