Ruth Pavan. A REFLEXÃO DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE EXCLUSÃO SOCIAL. 01/12/2005

 1v. 330p. Doutorado. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Rute Vivian Angelo Baquero

 Biblioteca Depositaria: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos; exclusão social;reflexão

 

 Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Danilo Romeu Streck

 

 Mari Margarete dos Santos Forster

 

 Mariluce Bittar

 

 Pedrinho Arcides Guareschi

 

Linha(s) de pesquisa:

 EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL  Investiga processos educativos (escolares e não-escolares) de crianças, jovens, adultos, nas suas relações com diferentes dimensões da exclusão social, sob perspectivas sóciopolíticas e culturais.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 Resumo tese/dissertação:

 Esta tese teve como objetivo compreender a reflexão dos professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos sobre a exclusão social na sociedade brasileira atual. Inscreve-se na teoria crítica, teoria segundo a qual a exclusão não é provocada pelo indivíduo, mas fruto das relações da sociedade capitalista. Assim, os autores e autoras estão presentes neste trabalho pelo mesmo motivo: por estarem inscritos na teoria crítica, tanto no que se refere à exclusão social como à reflexão docente, conceitos fundamentais para este trabalho. As informações coletadas no campo empírico se deram por meio de entrevistas semi-estruturadas, numa abordagem qualitativa. A análise buscou compreender as informações fornecidas pelas professoras da Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva de aprofundamento, não de quantificação ou generalização dos dados coletados. Foi possível compreender que a reflexão das professoras está atravessada pela ideologia neoliberal, sobretudo nos aspectos afetos ao individualismo. Embora as professoras entendam que a exclusão é um problema individual, quando falam dos seus alunos e alunas, não têm esta mesma perspectiva, pois os alunos e alunas, pelo que foi pesquisado, merecem, segundo elas um cuidado especial de sua parte, manifestando uma grande preocupação com sua aprendizagem, ou ainda em ajudar-lhes a conquistar uma vida menos sofrida. A pesquisa traz as contradições como constituidoras tanto da sociedade como das posturas assumidas pelas professoras, concluindo que os/as professores/as, por viverem num contexto marcadamente neoliberal, têm dificuldade de refletir criticamente sobre os processos de exclusão, isto é, têm dificuldade de perceber as razões históricas e conjunturais da exclusão.