Márcia Maria de Oliveira Melo. A Construção do Saber Docente: entre a
formação e o trabalho. 01/08/2000
1v. 457p. Doutorado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Palavras - chave:
Saber docente
Banca examinadora:
Antônio Joaquim Severino
Bernadete Angelina Gatti
Elba Siqueira de Sá Barretto
Silke Weber
Linha(s) de pesquisa:
Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares Comporta investigações acerca das práticas institucionais de ensino e dos saberes produzidos para orientá-las, nos diferentes níveis de organização do sistema escolar, bem como estudos dos processos e das políticas que implementam projetos de formação doc
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - PICDT
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
O estudo analisa as implicações socioculturais e político-pedagógicas que sobredeterminam a identidade e a construção do saber de um grupo de trabalhadores docentes estudantes dos Cursos de Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Mostra como esses sujeitos nas sues subjetividades juvenis, estudantis, profissionais e cidadãs são afetados nos seus modos de perceber o mundo, de sentir e (re)agir nas diversas práticas sociais, particularmente, na relação formação e trabalho docente, sob a influência complexa e contraditória de condições que se expressam: na cultura de consumo, materializada na reprodução cultural contínua e instantânea de imagens e simulacros, integrada cada vez mais às novas tecnologias, à economia e a outras práticas sociais; na desregulamentação do trabalho, sob a influência das novas tecnologias e processos de integração/desintegração profissional do trabalhador no trabalho; nos processos inovadores conservadores de (des)regulamentação das práticas educativas, que se expressam nos sistemas de ensino, na organização de políticas de formação de professores, nos currículos e nas práticas pedagógicas tanto na universidade como no trabalho pedagógico escolar e docente. O trabalho constatou que, em meio ao peso das tensões, fragmentações e pluralismos vividos pelos sujeitos nas estruturas objetivas e subjetivas da sociedade, eles, relativamente, não perdem a capacidade de construir-se na provisoriedade, de ter sonhos de realização humane e profissional, de ter desejos de consumir a cultura acadêmica "elevada" e "geral", com praticidade, de atingir melhores condições de trabalho e acesso consciente ao consumo, por mais pessimistas que se apresentem em relação ao que denominam "caos" na cidade de São Paulo e no Brasil, e por mais precariedades que estejam vivenciando na sue realidade. O estudo verificou também que, sob o peso da lógica da racionalidade técnico-científica ainda presente nas macro e micro estruturas da sociedade e das transformações pós-modernas em curva, esses sujeitos, na relação com o currículo dos Cursos de Formação de Professores, inserem-se nessa contradição que influencia a construção do saber docente sob a implicação das sues próprias subjetividades. Criticam a dispersão pedagógica do curve e o seu desprestígio social, sues dicotomias, mas reproduzem essa lógica no seu trabalho docente na escola, embora ensaiem, com limitações, a sue superação, buscando uma nova racionalidade entre ciência e senso comum, explorando processos intelectivos mais que estético-expressivos e ético-políticos, numa prática mais individual que coletiva. Diante dessas questões e do atual processo de desregulamentação da política de formação de professores no país, que vem apontando para uma hierarquização dos locus dessa formação como da divisão social do trabalho dos professores, o estudo defende a adoção de uma política nacional global integrada à Base Comum Nacional, que, todavia, preserve princípios democráticos voltados para a superação da lógica da racionalidade técnico-científica que vem dicotomizando e hierarquizando, ainda, o espaço e o tempo social, os sujeitos, o conhecimento e os poderes nas instancias educativas. O trabalho advoga também um currículo de Curso de Licenciatura organizado sob o eixo de uma pedagogia (teoria educacional e teoria pedagógica) que oriente as práticas sociais e educativas mais amplas e delas se nutra, e também do trabalho pedagógico escolar e docente, e que se constitua, neste contexto como ação sistemática e intencional de gestão coletiva, produtora e articuladora de conhecimentos, de saberes e de práticas, numa relação íntima com os Cursos de Pedagogia e de Bacharelado, com as diversas docências integradas à pesquisa e à extensão realizadas na Universidade. O estudo examinou os discursos dos sujeitos, dos quais foram extraídos princípios educativos, instrucionais e regulativos inscritos nos seus saberes prático-sociais, pedagógicos e docentes.