Maria Clarisse Vieira. Memória,
história e experiência: trajetórias de educadores de jovens e adultos no
Brasil. 01/10/2006
1v. 220p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): LEONCIO JOSE GOMES SOARES
Biblioteca Depositaria: Faculdade de Educação da UFMG
Palavras - chave:
História e experiência, trajetórias e jovens e adultos
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria Clara di Pierro
Linha(s) de pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação Centra-se no estudo da const. de sujeitos, movimentos sociais e inst. educac. a partir das perspectivas sociológica, antropológica, psicologógica e histórica de investiação.
Dependência administrativa- Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente texto discute os resultados de investigação, cujo objetivo geral foi compreender as contribuições do legado da educação popular à área de educação de jovens adultos (EJA) no Brasil, por meio da análise das trajetórias pessoais e profissionais de educadores. Considerando que o ideário construído em torno da educação popular, gestado no início dos anos 1960, possui uma influência importante na configuração das práticas de educação de jovens e adultos, optou-se por estudar as trajetórias de cinco educadores, cujos percursos foram marcados pelo envolvimento em experiências ocorridas a partir daquele período. Por meio de entrevistas orais de vida com recorte temático, buscou-se reconstruir a memória e a experiência desses educadores, incorporando seu processo de formação, os sentidos que os mobilizaram a se envolverem na área de educação popular e os significados que atribuem às práticas político-educativas com jovens e adultos de camadas populares. Concomitantemente à análise de tais narrativas, buscou-se reconstruir o histórico da EJA, identificando as mudanças e continuidades que permeiam esse campo educativo no Brasil, valendo-se da produção acumulada na área. Os resultados da pesquisa apontam o modo como as trajetórias desses educadores foram construídas, marcadas pela militância política e pedagógica na área. Seus percursos nos mostram ainda a fecundidade da história da EJA, construída nas fronteiras entre as iniciativas dos movimentos sociais e das instituições governamentais, sinalizam o quanto essa área se encontra marcada pela tentativa de superação das diferentes formas de discriminação e exclusão existentes em nossa sociedade, e indicam como legados da educação popular o sentido ampliado da EJA; a referência ao pensamento de Paulo Freire; o diálogo como atitude essencial na relação educadores e educandos; o respeito ao saber popular como ponto de partida na ação educativa; e a dimensão política da educação, hoje expressa como direito de todos a uma educação de qualidade.