Lucas Mangrasse. A IDEOLOGIZAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PROVÍNCIA DE NAMPULA, MOÇAMBIQUE, NO
PERÍODO DE 1975 A
2003: TENSÃO ENTRE FACTORES POLÍTICOS E CULTURAIS.. 01/05/2004
1v. 333p. Doutorado.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
Orientador(es): Alipio Marcio Dias Casali
Biblioteca Depositaria: PUCSP
Palavras - chave:
Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos;
Diversidade Cul
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Luiz Eduardo Waldemarin
Wanderley
Linha(s) de pesquisa:
CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA Investiga os
Fundamentos Epistemológicos e Culturais do Currículo, considerando-o como
componente da cultura, ou seja, como instituição do saber que reproduz e recria
significados e poderes.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O object deste
estudo é o fracasso do processo de alfabetização e educação de jovens e adultos
na Província de Nampula, Moçambique
, entre 1975 a
2003, e sua relação com o que aqui se designa como ideologização desses
processo. Considerou0se fracasso porque as metas quantitativas e qualitativas
não alcançaram sequer 50% dos resultados previstos. O objectivo
da investigação é identificar, analiksar e
interpretar as causas desse fracasso e propor alternativas para uma nova
estratégia de intervenção, na prespectiva de
contribuir pra a erradicação do analfabetismo de jovens e adultos em Moçambique. A
razão do estudo prende-se com o facto de, apesar de o
Estado e distintos parceiros sociais investirem enormes esforços, o número de
cidadãos carentes de escolaridade estar a aumentar de
ano para ano, e o facto da incapacidade da escola
oficial, não só de proporcionar vagas a todas a crianças, mas também de
conseguir reter as que lá estão. A pesquisa é qualitativa e apóia-se numa
abordagem dialética do fenômeno. O trabalho de campo, baseado na técnica de
Grupo Focal, foi desenvolvido na Província de Nampula,
integrando entrevistas a técnicos pedagógicos de alfabetização, a instrutores
de Alfabetização, alfabetizadores, membros das ONG´s e especialistas. Inclui,
igualmente, registros de depoimentos em reuniões, seminários e eventos
políticos de reflexão sobre a problemática da alfabetização. Os resultados do
estudo referem que: a) os problemas e o fracasso da alfabetização e educação de
jovens e adultos não decorrem apenas das limitações de natureza estrutural e/ou
técnica, mas também de limitações decorrentes de opção político-ideológica e
cultural (existencial) dos sujeitos; b) o processo de alfabetização gerou o seu
próprio empobrecimento e fracasso, por ter deslegitimado (desqualificado) as
culturas e as formas locais de construção e transmissão de conhecimento; c) a
opção pelo Português como Língua de Unidade Nacional e, conseqüentemente,
língua de ensino e alfabetização, contribuiu para agravar as dificuldades de
aprendizagem dos participantes.