Lucas Mangrasse. A IDEOLOGIZAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PROVÍNCIA DE NAMPULA, MOÇAMBIQUE, NO PERÍODO DE 1975 A 2003: TENSÃO ENTRE FACTORES POLÍTICOS E CULTURAIS.. 01/05/2004

 1v. 333p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): Alipio Marcio Dias Casali

 Biblioteca Depositaria: PUCSP

 

Palavras - chave:

 Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Diversidade Cul

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Luiz Eduardo Waldemarin Wanderley

 

Linha(s) de pesquisa:

 CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA  Investiga os Fundamentos Epistemológicos e Culturais do Currículo, considerando-o como componente da cultura, ou seja, como instituição do saber que reproduz e recria significados e poderes.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 O object deste estudo é o fracasso do processo de alfabetização e educação de jovens e adultos na Província de Nampula, Moçambique , entre 1975 a 2003, e sua relação com o que aqui se designa como ideologização desses processo. Considerou0se fracasso porque as metas quantitativas e qualitativas não alcançaram sequer 50% dos resultados previstos. O objectivo da investigação é identificar, analiksar e interpretar as causas desse fracasso e propor alternativas para uma nova estratégia de intervenção, na prespectiva de contribuir pra a erradicação do analfabetismo de jovens e adultos em Moçambique. A razão do estudo prende-se com o facto de, apesar de o Estado e distintos parceiros sociais investirem enormes esforços, o número de cidadãos carentes de escolaridade estar a aumentar de ano para ano, e o facto da incapacidade da escola oficial, não só de proporcionar vagas a todas a crianças, mas também de conseguir reter as que lá estão. A pesquisa é qualitativa e apóia-se numa abordagem dialética do fenômeno. O trabalho de campo, baseado na técnica de Grupo Focal, foi desenvolvido na Província de Nampula, integrando entrevistas a técnicos pedagógicos de alfabetização, a instrutores de Alfabetização, alfabetizadores, membros das ONG´s e especialistas. Inclui, igualmente, registros de depoimentos em reuniões, seminários e eventos políticos de reflexão sobre a problemática da alfabetização. Os resultados do estudo referem que: a) os problemas e o fracasso da alfabetização e educação de jovens e adultos não decorrem apenas das limitações de natureza estrutural e/ou técnica, mas também de limitações decorrentes de opção político-ideológica e cultural (existencial) dos sujeitos; b) o processo de alfabetização gerou o seu próprio empobrecimento e fracasso, por ter deslegitimado (desqualificado) as culturas e as formas locais de construção e transmissão de conhecimento; c) a opção pelo Português como Língua de Unidade Nacional e, conseqüentemente, língua de ensino e alfabetização, contribuiu para agravar as dificuldades de aprendizagem dos participantes.