Raimundo Helvecio Almeida Aguiar. Educação de Adultos no Brasil: Políticas de
(Des)Legitimação. 01/02/2001
1v. 179p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Lúcia Mercês de Avelar
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Email do autor:
helvecio.ez@terra.com.br
Palavras - chave:
Políticas públicas; Educação de Adultos; Educação e Estado;
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Lúcia Mercês de Avelar
Linha(s) de pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação Estudos referentes à: 1) relação entre sociedade - cultura e educação; 2) certas práticas culturais na história e na educação; 3) constituição cultural do ser humano; 4) diferenciação social-cultural (gênero, etnia, idade, cultura...) e educação; 5) papel
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
A tese busca discutir e analisar as poíticas educacionais, propostas pelo Poder Público, para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O estudo apresenta um breve histórico da educação de jovens e adultos, com vistas à contextualização do problema e como elemento de sustentação da tese de que a educação de jovens e adultos ao longo dos anos 1970-2000 tem sido tratada como projetos emergenciais e, por vezes, eleitoreiros, constituindo-se desse modo em um processo de alienação e (des)legitimação tanto das políticas públicas quanto da área de Educação de jovens e adultos. A pesquisa envolveu o estudo e a análise de projetos educacionais desde o MOBRAL até o Plano Nacional de Educação e o trabalho de campo em dois municípios do Estado do Rio Grande do Sul, cujas experiências tornaram-se institucionais, a partir das demandas expressas pelas comunidades. Estas experiências, juntamente com os achados da pesquisa, apontam caminhos para a ruptura com o processo de (des)legitimação ao qual se submeteu uma área vital ao desenvolvimento do país.