Raimundo Helvecio Almeida Aguiar. Educação de Adultos no Brasil: Políticas de (Des)Legitimação. 01/02/2001

 1v. 179p. Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Lúcia Mercês de Avelar

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Email do autor:

 helvecio.ez@terra.com.br

 

Palavras - chave:

 Políticas públicas; Educação de Adultos; Educação e Estado;

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Lúcia Mercês de Avelar

 

Linha(s) de pesquisa:

 Sociedade, Cultura e Educação  Estudos referentes à: 1) relação entre sociedade - cultura e educação; 2) certas práticas culturais na história e na educação; 3) constituição cultural do ser humano; 4) diferenciação social-cultural (gênero, etnia, idade, cultura...) e educação; 5) papel

 

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

 A tese busca discutir e analisar as poíticas educacionais, propostas pelo Poder Público, para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O estudo apresenta um breve histórico da educação de jovens e adultos, com vistas à contextualização do problema e como elemento de sustentação da tese de que a educação de jovens e adultos ao longo dos anos 1970-2000 tem sido tratada como projetos emergenciais e, por vezes, eleitoreiros, constituindo-se desse modo em um processo de alienação e (des)legitimação tanto das políticas públicas quanto da área de Educação de jovens e adultos. A pesquisa envolveu o estudo e a análise de projetos educacionais desde o MOBRAL até o Plano Nacional de Educação e o trabalho de campo em dois municípios do Estado do Rio Grande do Sul, cujas experiências tornaram-se institucionais, a partir das demandas expressas pelas comunidades. Estas experiências, juntamente com os achados da pesquisa, apontam caminhos para a ruptura com o processo de (des)legitimação ao qual se submeteu uma área vital ao desenvolvimento do país.